Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Google lança ferramenta que permite solicitar exclusão de resultados de pesquisa

    Novo recurso permite que os usuários solicitem a exclusão de resultados de pesquisa com seus números de telefone e outras informações confidenciais

    Página de busca no Google: embora as informações não apareçam mais nos resultados de pesquisa, elas ainda estarão online
    Página de busca no Google: embora as informações não apareçam mais nos resultados de pesquisa, elas ainda estarão online Reuters

    Jennifer Korndo CNN Business

    em Nova York

    O Google disse na quarta-feira (28) que começou a lançar uma opção para os usuários solicitarem a exclusão de resultados de pesquisa com seus números de telefone e outras informações pessoais confidenciais, potencialmente adicionando uma camada extra de proteção para dados privados online.

    O novo recurso, chamado “Resultados sobre você”, ajuda a simplificar o processo para que os usuários dos EUA solicitem que páginas que incluam seus endereços residenciais, e-mails e números de telefone pessoais sejam removidas dos resultados de pesquisa do Google.

    Ao receber uma solicitação de remoção, o Google “avaliará todo o conteúdo da página da Web para garantir que não estamos limitando a disponibilidade de outras informações amplamente úteis, por exemplo, em artigos de notícias”, de acordo com uma postagem no blog da empresa de maio, quando o recurso foi anunciado pela primeira vez, atualizado na quarta-feira.

    Os escritórios do Google ficam no centro de Manhattan em 20 de outubro de 2020 na cidade de Nova York.

    Acusando a empresa de usar táticas anticompetitivas para monopolizar ilegalmente os mercados de busca online e publicidade de busca, o Departamento de Justiça e 11 estados abriram na terça-feira (27) um processo antitruste contra o Google.

    O Google pode optar por remover a página de seus resultados de pesquisa, mas, embora as informações não apareçam mais nos resultados de pesquisa, elas ainda estarão online.

    “Mesmo que a remoção desses resultados não exclua suas informações de contato da web em geral, estamos fazendo todo o possível para proteger suas informações na Pesquisa”, disse a empresa na quarta-feira.

    O Google também planeja introduzir uma opção no início do próximo ano para que os usuários recebam alertas quando novos resultados de pesquisa aparecerem com suas informações de contato.

    As novas opções expandem os esforços anteriores do Google para ajudar os usuários a remover detalhes de contato pessoais dos resultados de pesquisa para se protegerem contra roubo de identidade e doxxing, ou a prática de postar informações privadas on-line para indivíduos ou grupos-alvo.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original