Governo concordou com dividendo de 25% a ser pago em 2023, diz BNDES

Com isso, o BNDES deve pagar cerca de 10 bilhões de reais ao governo em 2023, em vez dos 24 bilhões de reais previstos anteriormente

André Romani, da Reuters, São Paulo
Entrada do edifício-sede do BNDES no Rio de Janeiro  • 08/01/2019REUTERS/Sergio Moraes
Compartilhar matéria

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acordou com o Ministério da Fazenda o repasse neste ano de 25% do lucro obtido no ano passado, disse o diretor de planejamento do banco, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.

Com isso, o BNDES deve pagar cerca de 10 bilhões de reais ao governo em 2023, em vez dos 24 bilhões de reais previstos anteriormente, disse Barbosa a jornalistas em São Paulo, acrescentando que o banco discute com o ministério a vinculação do percentual de 25% para além deste ano.

Barbosa ainda afirmou, em apresentação do resultado do primeiro trimestre do banco de fomento, que o BNDES negocia com a Fazenda o alongamento de pré-pagamento ao Tesouro Nacional de 23 bilhões de reais no final do ano referentes a empréstimos feitos no passado para capitalizar a instituição.

Segundo os diretores do BNDES, a crise da Americanas, varejista que entrou em recuperação judicial no início deste ano após rombo contábil, elevou a demanda por crédito, o que seria um fator a favor da renegociação.

Barbosa afirmou, porém, que o assunto depende de análise do Tribunal de Contas da União.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais