Alibaba anuncia reestruturação e troca comando de equipe financeira

Empresa informou que suas várias unidades de e-commerce chinesas seriam combinadas em uma a partir do próximo ano

do Estadão Conteúdo
Alibaba
ADRs do Alibaba caíram ao nível mais baixo em mais de quatro anos  • VCG via Getty Images
Compartilhar matéria

O Alibaba Group Holding anunciou nesta segunda-feira (6) uma reestruturação na equipe de e-commerce e nomeou um novo diretor financeiro, à medida que a gigante de tecnologia enfrenta crescente pressão do governo chinês, uma desaceleração do crescimento e queda no preço das ações.

A empresa informou que suas várias unidades de e-commerce chinesas seriam combinadas em uma a partir do próximo ano e que formaria uma nova equipe internacional de comércio digital.

A diretora financeira Maggie Wu deixará o cargo e Toby Xu, atualmente o vice-diretor financeiro, a sucederá a partir de 1º de abril, disse o Alibaba. Wu continuará como sócia e diretora executiva no conselho.

O CEO da companhia, Daniel Zhang, em uma carta a funcionários, destacou que a nova estrutura é um esforço para "capacitar a organização da empresa para se tornar mais ágil".

A remodelação ocorre após um ano tumultuado para a empresa sediada em Hangzhou. Os recibos de ações negociados na bolsa de Nova York (ADRs) da empresa caíram ao nível mais baixo em mais de quatro anos.

A nova estrutura parece estar de acordo com o que o Alibaba chama de seus três pilares estratégicos: consumo doméstico, globalização e computação em nuvem.

No início deste ano, o Alibaba pagou uma multa recorde de US$ 2,8 bilhões depois que uma investigação antitruste descobriu que a corporação havia abusado de sua posição dominante no mercado.

A empresa também injetou mais dinheiro em negócios nascentes em 2021, em busca de mais áreas de crescimento e para afastar rivais como o app de compras Pinduoduo, bem como empresas como a proprietária do TikTok, a ByteDance, que está entrando no comércio eletrônico.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais