CNN Brasil Money

BC da Turquia corta juros em 2,5 pontos, a 45%

Decisão em relação à postura monetária rígida está fortalecendo processo de desinflação por meio da moderação na demanda doméstica, diz autoridade monetária

Isabella Pugliese Vellani, do Estadão Conteúdo
Bandeira da Turquia
BC turco acrescentou que buscará o retorno da inflação à meta de 5% no médio prazo  • Unsplash
Compartilhar matéria

O Banco Central da Turquia cortou sua taxa básica de juros em 2,5 pontos porcentuais, a 45%, em decisão divulgada nesta quinta-feira (23) o que marcou a segunda redução consecutiva pelo BC turco.

Segundo a autoridade monetária, a decisão em relação à postura monetária rígida está fortalecendo o processo de desinflação por meio da moderação na demanda doméstica, apreciação real da lira turca e melhora nas expectativas de inflação.

"A postura monetária rígida será mantida até que a estabilidade de preços seja alcançada por meio de um declínio sustentado na inflação", menciona o documento.

De acordo com o comunicado do BC turco, a taxa será determinada para garantir o aperto exigido pelo caminho de desinflação projetado, levando em consideração a inflação realizada e esperada, além da tendência subjacente.

O BC turco acrescentou que buscará o retorno da inflação à meta de 5% no médio prazo e criará as condições monetárias e financeiras necessárias para atingir esse objetivo.

O Comitê tomará as próximas decisões em uma estrutura "previsível, orientada por dados e transparente", diz o comunicado.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais