Biden sanciona projeto de lei provisório para evitar paralisação do governo dos EUA
Documento foi assinado nos bastidores de um jantar no museu Legion of Honor em São Francisco, onde líderes estão participando da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou ontem (16) um projeto de lei provisório para evitar a paralisação do serviços públicos oferecidos pelo governo, um dia após a aprovação do projeto pelo Senado, informou a Casa Branca.
Biden assinou o documento nos bastidores de um jantar no museu Legion of Honor em São Francisco, onde líderes estão participando da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
A votação de 87 a 11 no Senado na quarta-feira (15) marcou o fim do terceiro impasse fiscal deste ano no Congresso dos EUA. O primeiro impasse entre os parlamentares se deu após os legisladores divergirem sobre o pagamento de dívidas que somam 31 trilhões de dólares. O segundo se deu duas vezes, a poucos dias de uma paralisação parcial do governo — que teria interrompido o pagamento de cerca de 4 milhões de funcionários federais–, por conta de divergências entre os republicanos e democratas sobre o anos fiscal de 2024.
O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, criou o projeto de lei de financiamento provisório que obteve amplo apoio bipartidário, uma raridade na política moderna dos EUA.
Os democratas disseram que estavam satisfeitos com o fato de o projeto de lei se ater aos níveis de gastos definidos em um acordo de maio com Biden e não incluir cláusulas sobre aborto e outras questões sociais polêmicas.