Economia está desligada, mas iremos retomar patamar pré-crise, diz Samuel Pessôa

Economia diz ainda ser inútil fazer previsões para a economia, uma vez que a crise da Covid-19 é de natureza totalmente diferente do que humanidade já viveu

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Diante de quedas cada vez maiores nas projeções do crescimento da economia para 2020, a CNN conversou com o economista Samuel Pessôa para entender qual a direção que o mundo irá seguir e como se dará a retomada econômica pós-Covid-19. Para Pessôa, a economia vai voltar ao patamar anterior à crise, mas fatores como tempo de retomada e o impacto dos novos hábitos serão determinantes.

“Nesta crise, vemos uma economia sendo desligada. Porém, essa crise terá uma recuperação integral e voltaremos a crescer no nível pré-crise. O que não sabemos é o tempo que isso irá levar. Mais importante que isso é que voltaremos com uma nova normalidade, então teremos que usar máscara o tempo todo, adotar protocolos de convívio em espaço publico”, diz Pessôa, que condiciona sua previsão aos impactos do “novo normal”.

Segundo ele, se os novos hábitos “machucarem” a economia e afetarem o ritmo de produção, a economia irá demorar mais para se recuperar, pois ficaremos à espera de uma vacina para a retomada plena.

Em relação as projeções de crescimento - ou retração, como vêm mostrando as análises - Pessôa disse não querer se ater a números, uma vez que, segundo ele, vivemos uma crise de natureza completamente diferente de outras que vivemos.

“Não vou me ater a números, porque essa crise tem uma natureza tão diferente de tudo que já vivemos que não conseguimos prever o tamanho do problema com as técnicas que temos”.

 

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos
Economia está desligada, mas iremos retomar patamar pré-crise, diz Samuel Pessôa | CNN Brasil