EUA: Níveis das tarifas sobre a China não mudarão, diz secretário

Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, defendeu as tarifas de 55% impostas sobre a China

Bhargav Acharya, da Reuters
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em Londres, no Reino Unido  • 10/06/2025 REUTERS/Toby Melville
Compartilhar matéria

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse nesta quarta-feira que as tarifas de 55% impostas pelo país sobre a China não mudarão depois que um acordo comercial foi fechado entre os dois países.

Um acordo comercial entre os EUA e a China está "concluído", disse o presidente norte-americano, Donald Trump, mais cedo, horas depois que negociadores de Washington e Pequim concordaram com uma estrutura para retomar uma trégua comercial firmada no mês passado.

"Definitivamente, pode-se dizer isso", disse Lutnick à CNBC em uma entrevista, quando perguntado se os níveis das tarifas sobre a China não mudarão.

O acordo comercial, que precisa ser aprovado por Trump e pelo presidente chinês, Xi Jinping, removerá as restrições chinesas à exportação de minerais de terras raras e outros componentes industriais essenciais.

Lutnick também disse que a China concordou em examinar como pode fazer mais negócios com os EUA. Ele disse que acordos comerciais com outros países podem ser esperados a partir da próxima semana.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais