Fitch rebaixa rating dos EUA de AAA para AA+
Rebaixamento ocorre depois que os legisladores negociaram até o último minuto um acordo sobre o teto da dívida, arriscando o primeiro calote do país
A Fitch Ratings rebaixou a classificação da dívida dos Estados Unidos nesta terça-feira (1º) de sua classificação mais alta AAA para AA+.
O rebaixamento ocorre depois que os legisladores negociaram até o último minuto um acordo sobre o teto da dívida, arriscando o primeiro calote do país.
“Discordo veementemente da decisão da Fitch Ratings”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em comunicado na terça-feira. “A mudança anunciada hoje pela Fitch Ratings é arbitrária e baseada em dados desatualizados.”
A última vez que a dívida dos EUA foi rebaixada por outra grande agência de classificação de crédito, a S&P, ocorreu em 2011, quando as negociações sobre o teto da dívida também foram arriscadas.
Na ocasião, a mudança teve tremendos impactos no mercado, levando a quedas acentuadas nas ações e aumento dos rendimentos dos títulos.
Os mercados nesta terça-feira não se incomodaram com o rebaixamento da Fitch nas negociações após o expediente.
O ex-secretário do Tesouro Larry Summers disse que a decisão da Fitch é “bizarra e inepta”, especialmente porque a economia dos EUA “parece mais forte do que o esperado”, disse ele em um post no Twitter, agora formalmente conhecido como X.