CNN Brasil Money

Há boa tendência para bandeira verde em dezembro, diz diretor da Aneel

Retorno da bandeira tarifária verde em dezembro deste ano está sendo projetado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) desde o início do mês

Renan Monteiro, do Estadão Conteúdo
Linhas de transmissão de energia, levantamento considera demanda até 2029
Retorno da bandeira tarifária verde em dezembro deste ano está sendo projetado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) desde o início do mês  • 11/08/2017REUTERS/Max Rossi
Compartilhar matéria

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (19) que há uma "boa tendência" para o acionamento da bandeira tarifária verde no mês de dezembro, com melhora nas condições hidrológicas e redução do preço de energia.

Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 em outubro foram: risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) - valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

Foi um relaxamento nesses dois indicadores que possibilitou o acionamento da bandeira amarela no mês de novembro.

"Temos alguns sinais, uma maior elevação de chuva, o PLD reduziu o preço. Então, esses indicativos, nos dão uma boa tendência. O resto é torcida. Eu estou torcendo para que a bandeira seja verde e que ela fique verde durante muito tempo", disse, em conversa com jornalistas na sede da Aneel.

"Tem que esperar chegar o fim de novembro (para a definição)", complementou.

O Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou que os contratos de energia para dezembro apresentaram queda de 16,53%, conforme relatórios da plataforma BBCE.

O retorno da bandeira tarifária verde em dezembro deste ano está sendo projetado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) desde o início do mês.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais