Índice de construção da CNI registra aumento do emprego no setor em agosto

Segundo a pesquisa, o número de empregados passou de 51,9 pontos em julho para 53,1 pontos em agosto, acima da linha divisória que indica expansão da atividade

Fabrício Julião, do CNN Brasil Business, em São Paulo
Cimento Construção civil
Trabalhadores fazem uso de cimento em obra de construção civil  • Reprodução/CNN
Compartilhar matéria

A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou alta da atividade e do emprego em agosto. O índice de empregados passou de 51,9 pontos em julho para 53,1 pontos em agosto, enquanto o nível de atividade da construção alcançou 55 pontos no mês passado.

Segundo a CNI, os números indicam uma expansão da construção no país, acima da linha divisória dos 50 pontos. Esta é a terceira vez consecutiva que o setor registrou crescimento na pesquisa mensal.

"Com o resultado de agosto, já são três meses de um bom nível de atividade e do emprego. O ritmo do crescimento está ficando cada vez mais disseminado e mais forte entre as empresas do setor, o que vem aumentando a confiança também", destacou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

"Com este cenário positivo, a intenção de investir também vem aumentando para os empresários da indústria de construção", disse.

Azevedo afirmou tratar-se da mais forte e disseminada expansão no indicador de emprego da construção desde que o índice passou a ser mensal, em janeiro de 2011.

“A expansão foi registrada em todos os setores da construção, em especial no setor construção de edifícios, que puxou o resultado geral para cima”, declarou.

Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) não variou entre julho e agosto, permanecendo em 68% —o mais elevado nível de utilização da capacidade para o mês de agosto desde 2013.

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais