CNN Brasil Money

Ministro da Economia do México diz que país segue negociando com os EUA

Órgão diz em comunicado que recebeu carta de Donald Trump sobre tarifa de 30% e que vai trabalhar para acordo até 1º de agosto

Da CNN
Compartilhar matéria

O ministro da economia do México, Marcelo Ebrard, divulgou neste sábado (12) um comunicado em que diz que o país segue em negociação com os Estados Unidos e vai trabalhar para que haja um acordo tarifário até 1º de agosto.

O governo mexicano informou que enviou uma comitiva aos EUA na sexta-feira (11) para discutir uma solução sobre o tema e, durante reunião com representantes da Casa Branca, foi informado que receberia uma carta sobre o estabelecimento de novas tarifas.

"Mencionamos na mesa que era um tratamento injusto e que não concordamos", diz o comunicado do México.

Para resolver o impasse, foi anunciado a criação de um grupo de trabalho para haver um acordo o mais rápido, antes que as novas tarifas entrem em vigor.

"Foi concordado que a primeira grande tarefa da mesa permanente binacional será conduzir as obras para que, antes dessa data [1º de agosto], tenhamos uma alternativa que permita proteger empresas e empregos em ambos os lados da fronteira", afirmou o governo mexicano.

Mais cedo, ao anunciar as tarifas de 30% sobre o México, Trump disse que o país tem ajudado a proteger a fronteira com os Estados Unidos, mas "não o suficiente".

"O México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, não posso deixar isso acontecer! A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais", declarou o republicano.

 

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais