Onyx autoriza recursos federais para funerais de beneficiário em programa social

A autorização foi dada por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU)

André Spigariol, da CNN, em Brasília
Coveiros com roupas de proteção carregam caixão no Rio de Janeiro
Coronavírus/Covid-19: Coveiros com roupas de proteção carregam caixão no Rio de Janeiro  • Foto: Ricardo Moraes - 18.mai.2020/Reuters
Compartilhar matéria

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, autorizou nesta segunda-feira (8) o uso de recursos federais repassados à assistência social de municípios, para apoiar funerais de famílias beneficiárias de programas sociais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A autorização foi dada por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), atualizando a normativa do Ministério da Cidadania sobre recursos emergenciais para a área durante a pandemia. Ao todo, o programa recebeu R$ 2,5 bilhões do governo federal. 

Leia também:
Auxílio: Caixa libera saques e transferências da 2ª parcela a nascidos em agosto

Auxílio emergencial permanente só com aumento de impostos, diz Mansueto

Pelo texto publicado, recursos federais poderão ser usados para a  "oferta de apoio aos usuários do SUAS que tiveram perda de seus entes em decorrência do Coronavírus".

No entanto, o uso será permitido "desde que não haja regramento específico para garantir serviço funerário gratuito e que a situação referente à pandemia extrapole o orçamento local previsto para auxílio funeral no âmbito da política de assistência social".

Em outra alteração, o Ministério da Cidadania determinou que os recursos federais para o programa emergencial de assistência social durante a pandemia não podem ser usados para repasse direto a pessoas físicas. O auxílio a pessoas vulneráveis vem sendo executado pelo Ministério por meio de outro programa, o Auxílio Emergencial.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais