Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Proposta de revisão da faixa de isenção do IR sai até o fim do mês, diz Haddad

    Na véspera, ministro confirmou em entrevista ao Roda Viva que governo estuda revisão

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad 28/08/2023 - REUTERS/Adriano Machado

    Cristiane Nobertoda CNN*

    Brasília

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (23) que a pasta está trabalhando em um estudo para fazer o reajuste na tabela de isenção do imposto de renda para pessoas físicas. Segundo ele, o cálculo sai até o fim deste mês.

    “Estamos vendo. Até o final do mês a gente vai ter essa conta”, afirmou a jornalistas ao chegar na sede da Fazenda.

    Haddad foi questionado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer também nesta terça (23) que o governo fará as mudanças necessárias para que quem ganha até dois salários mínimos por mês fique isento do IR.

    Isso porque essa faixa de renda deixou de ser isenta com o reajuste do salário mínimo.

    Lula também reiterou a promessa de campanha de isentar de imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil mensais até o final de seu mandato, em dezembro de 2026.

    “Com o reajuste do salário mínimo, as pessoas que ganham dois mínimos parecem que vão voltar a pagar imposto de renda, mas não vão, porque nós vamos fazer as mudanças agora para que quem ganha até dois mínimos não pague imposto de renda”, disse à Rádio Metrópole, de Salvador.

    Um estudo feito pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) apontou que a correção de 10,16% no salário mínimo impacta diretamente a faixa de renda antes considerada isenta.

    *Com informações de Reuters