Rede autônoma e o futuro das empresas são debatidos durante a Febraban Tech 2024

Com foco em inteligência artificial, maior evento de inovação no setor financeiro do país ocorre em São Paulo

Adriana De Luca, da CNN, São Paulo
Febraban Tech 2024 foca debates em inteligência artifical  • Reprodução
Compartilhar matéria

As revoluções tecnológicas e seus impactos pautaram os debates da Febraban Tech 2024 nesta quarta-feira (26), o segundo dia do maior evento de inovação no setor financeiro do país.

A inteligência artificial (IA), tema central do evento neste ano, foi discutida como papel de se autogerir, identificando e corrigindo falhas sem interação humana, e apontada como o próximo nível das redes corporativas.

Neste sentido, Marcello Miguel, diretor-executivo de marketing e negócios da Embratel, ressalta que a tendência do futuro do setor financeiro está na automação.

“No panorama de transformação digital, o mercado passou de redes corporativas não muito flexíveis para um modelo muito mais virtualizado", contextualiza.

"Agora a gente vai chegar em um mundo com as redes autônomas, que trabalham sem intervenção humana, e a partir daí a gente começa a oferecer um novo mundo com as novas tecnologias que estão surgindo".

A Embratel anunciou durante o congresso o seu novo Centro de Excelência Operacional em Inteligência Artificial (CeO-IA).

Com essa nova frente de trabalho, a empresa está ampliando seu portfólio de soluções digitais baseadas em IA, contando com a colaboração de diversas áreas internas.

O primeiro segmento de mercado a ser beneficiado com a iniciativa é o financeiro. Outros setores, como varejo, indústria e agronegócio, também serão focos da iniciativa a partir do lançamento do projeto.

“O setor financeiro é o primeiro a experimentar os avanços proporcionados por nossas soluções geradas no Centro de Excelência em Inteligência Artificial”, afirma Raquel Possamai, Diretora-Executiva da Embratel para o Mercado Financeiro.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais