Silveira: Brasil deve se "espelhar" na Guiana para exploração da Margem Equatorial

Ministro citou petroleira americana que fechou departamento no Brasil para investir no país vizinho

Da CNN, São Paulo
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia  • Reprodução
Compartilhar matéria

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou à CNN após sua participação no CNN Talks, nesta segunda-feira (3), que o Brasil deve se espelhar na velocidade com que a Guiana iniciou sua exploração na Margem Equatorial.

Silveira foi questionado sobre uma declaração, no último dia 27, em que disse que a Guiana estaria “chupando de canudinho as riquezas do Brasil” ao explorar a região.

“O que eu quis dizer é que a Guiana avançou de maneira muito célere nesta região geológica, que divide com o Brasil. Isso demonstra de maneira inequívoca que a Guiana tem mérito em atrair tantos investimentos nesta áreas”, disse.

“Precisamos até nos espelhar na velocidade que teve a Guiana de atrair tantos investimentos”, completou.

Ao exemplificar oportunidades que o Brasil vem perdendo ao não explorar a região, o ministro afirmou que a petroleira americana Exxon fechou seu departamento de geologia no Brasil para investir no país vizinho.

“O que eu tenho lutado é para que o Brasil possa, respeitando a legislação ambiental, avançar na exploração da Margem Equatorial”, concluiu.

Na abertura do CNN Talks, Silveira afirmou que o governo Lula quer buscar o desenvolvimento sustentável “sem exageros”. Há divisão entre técnicos do setor de energia e ambiental sobre a perfuração ou não da Margem Equatorial.

“CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reúne autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate sobre questões relacionadas a um tema no qual o Brasil ocupa posto de absoluto destaque no cenário global.

O evento

Como protagonista no cenário da transição energética, o país está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável.

No entanto, há muito a ser discutido em relação às estratégias, aos desafios e às oportunidades, como, por exemplo, os nossos pontos positivos, os investimentos, esforços necessários e os desafios de competitividade no setor.

Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro da marca CNN Talks conta com uma plateia convidada de empresários e players do segmento, reunidos no Espaço JK, em São Paulo.

Texto de Danilo Moliterno.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais