Sindicalistas se encontram com Pacheco e abrem tratativas sobre contribuição sindical
Encontro foi combinado em Nova York, onde Pacheco e os sindicalistas estavam para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU



Pouco mais de duas semanas depois do Supremo Tribunal Federal (STF) validar o retorno da contribuição assistencial a sindicatos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai receber nesta segunda-feira (2) os presidentes das centrais sindicais para iniciar as tratativas do Congresso Nacional com o setor.
“Vamos abrir canais de negociação com o Senado e a Câmara para debater o papel e a estrutura do movimento sindical brasileiro”, disse à CNN o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto.
O encontro foi combinado em Nova York, onde Pacheco e os sindicalistas estavam para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU.
Os sindicalistas temem que a decisão do STF entre na agenda de conflitos do Congresso com a Corte, que é acusada de invadir as prerrogativas do parlamento.
Um dos maiores adversários das centrais, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que foi relator da reforma trabalhista na Câmara durante o governo Michel Temer (MDB), prometeu reagir à decisão do Supremo que deu autonomia para as assembleias dos trabalhadores decidirem sobre a contribuição sindical de empregados sindicalizados ou não.
As centrais defendem que as assembleias sejam soberanas, como são, por exemplo, as reuniões de condomínio.