Xiaomi tem queda de receita no 3º trimestre
Faturamento do terceiro trimestre atingiu 70,17 bilhões de iuans (US$ 9,81 bilhões), abaixo dos 78,063 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior
A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi divulgou nesta quarta-feira (23) uma queda de 9,7% na receita do terceiro trimestre, afetada por medidas de isolamento social na China e diminuição da demanda do consumidor.
O faturamento do terceiro trimestre atingiu 70,17 bilhões de iuans (US$ 9,81 bilhões), abaixo dos 78,063 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior, ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas de 70,52 bilhões de iuans.
O lucro líquido caiu 59,1%, para 2,12 bilhões de iuans, ante 5,176 bilhões um ano atrás.
O consumo na China permaneceu fraco no terceiro trimestre, pois as cidades de todo o país continuam implementando lockdowns para impedir a propagação do coronavírus.
As vendas de smartphones no terceiro trimestre caíram 11% na China e 9% globalmente, disse a empresa de pesquisa Canalys.
A receita de smartphones, que representam cerca de 60% das vendas totais da Xiaomi, caiu 11,1% ano a ano.
Em 2021, a Xiaomi viu um aumento nas vendas depois de conquistar participação de mercado da rival Huawei, cuja capacidade de adquirir componentes eletrônicos foi afetada por sanções dos Estados Unidos.
No entanto, o impulso durou pouco. Em maio, a Xiaomi relatou seu primeiro declínio trimestral de receita desde a listagem da empresa em 2018. Em agosto, a receita do segundo trimestre caiu 20% em relação ao ano anterior.
O preço das ações da Xiaomi acumula queda de quase 50% desde o início do ano.
A empresa, por sua vez, olhou para novas áreas de crescimento. No ano passado, a Xiaomi anunciou formalmente uma incursão em veículos elétricos, comprometendo-se a iniciar produção em massa no primeiro semestre de 2024.