Ações na Europa batem pico de uma semana com corte de juros pelo BCE
Atenção dos investidores agora está voltada as decisões do BCE moldadas pela expectativa do Federal Reserve inicie seu próprio ciclo de corte de juros
As ações europeias subiram nesta quinta-feira (12), depois que o Banco Central Europeu (BCE) cortou novamente as taxas de juros, uma vez que a inflação está muito próxima de sua meta de 2% e a economia doméstica está próxima de uma recessão.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,80%, a 512,08 pontos, atingindo o maior nível em uma semana, com todas as bolsas regionais encerrando a sessão com ganhos.
O BCE reduziu sua taxa de depósito em 25 pontos-base, para 3,50%, em um movimento amplamente sinalizado, dando sequência ao corte semelhante de junho, o que deixou a maioria dos setores da Europa no território positivo, exceto o de serviços públicos, que caiu 0,1%.
A atenção dos investidores agora está voltada para o que vem a seguir e para como as decisões do BCE serão moldadas pela expectativa de que o Federal Reserve inicie seu próprio ciclo de corte de juros, na próxima semana.
“O risco de superaquecimento da economia devido a novos cortes nos juros parece baixo, tornando altamente provável a expectativa de economistas de mais uma redução nos juros antes do final do ano. É provável que o padrão do BCE de cortar, monitorar e repetir continue”, disse Michael Field, estrategista de mercado europeu da Morningstar.
Atualmente, os mercados monetários veem 54% de chance de um corte de 25 pontos-base na taxa do BCE em dezembro.
Entre os setores, o de mineração liderou os ganhos, subindo 2,4%, depois que os preços dos metais básicos avançaram, impulsionados pela esperança de uma redução da taxa de juros nos EUA na próxima semana. [MET/L].
As ações de tecnologia acompanharam a alta de seus pares asiáticos e saltaram 2,0%, dando o maior impulso ao índice de referência europeu.
Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,57%, a 8.240,97 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,03%, a 18.518,39 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,52%, a 7.435,07 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,84%, a 33.453,78 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,08%, a 11.400,20 pontos.Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,18%, a 6.792,47 pontos.