Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Bolsas da Ásia fecham mistas com Seul em queda forte com pessimismo econômico

    Tóquio computou baixa diante das incertezas sobre potenciais medidas protecionistas nos EUA, enquanto expectativas de estímulos deram suporte a mercados na China

    Patricia Lara, do Estadão Conteúdo

    As bolsas da Ásia fecharam sem rumo único nesta sexta-feira (29). A Bolsa de Seul teve forte queda após dados abaixo do esperado de produção industrial ampliarem o pessimismo depois de o Banco Central do país reduzir as taxas de juros inesperadamente e rebaixar previsões sobre a economia.

    Tóquio computou baixa diante das incertezas sobre potenciais medidas protecionistas nos Estados Unidos, enquanto expectativas de estímulos deram suporte a mercados na China.

    Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em queda de 1,95%, aos 2.455,91 pontos, com as empresas ligadas a baterias fortemente pressionadas.

    A Samsung SDI, fabricante de baterias para veículos elétricos, caiu 6,4%. A Posco Future, fornecedora de materiais para baterias, perdeu 5,9%. A fabricante de veículos blindados Hyundai Rotem recuou 3,8% e a transportadora naval HMM caiu 3,5%.

    A produção industrial da Coreia do Sul permaneceu estável em outubro, ante setembro, abaixo das expectativas de crescimento, enquanto as vendas do varejo caíram 0,4%, melhorando ante o recuo revisado de 0,5% de setembro

    O Citigroup revisou em baixa os prognósticos para a economia sul-coreana diante de potenciais impacto da administração de Donald Trump nos EUA para o comércio.

    O banco prevê que o Produto Interno Bruto cresça 1,6% em 2025 e 2026, ante estimativas anteriores de 1,8% e 1,7%, respectivamente.

    Na China, o Xangai Composto subiu 0,9%, aos 3.326,46 pontos. O Shenzhen avançou 1,7%, aos 2.016,94 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng terminou em alta de 0,3%, aos 19.423,61 pontos.

    Os investidores estão atentos ao potencial anúncio de estímulos na conferência do governo central da China em dezembro.

    Em Tóquio, o índice Nikkei cedeu 0,4%, a 38.208,03 pontos, com as ações de empresas do setor automotivo voltando a ser pressionadas. A Nissan Motor caiu 4%.

    Em Taiwan, o Taiex marcou queda de 0,16%, a 22.262,50 pontos.

    Oceania

    Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, teve baixa de 0,1%, a 8.436,20 pontos, interrompendo duas sessões seguidas em alta.

    As ações da Pro Medicus resistiram e subiram 1,49% em continuidade aos ganhos após a companhia anunciar que sua subsidiária Visage Imaging assinou um contrato com a Trinity Health nos EUA.

    O acordo fará com que o provedor de saúde use a plataforma de imagens baseada em nuvem da Visage em todos os seus locais.

    Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

    Tópicos