Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    México lançará plano de combate à inflação com líderes latino-americanos, diz presidente

    López Obrador busca unir forças em plano regional com objetivo de eliminar tarifas para reduzir preço dos alimentos

    Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México
    Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México Presidência do México/Divulgação via Reuters

    da Reuters

    O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (2) que seu governo lançará um plano para conter a inflação com outros governos latino-americanos.

    López Obrador disse que já conversou com os presidentes de Brasil, Argentina, Cuba e Colômbia para unir forças em um plano regional que busque eliminar tarifas para reduzir o preço dos alimentos.

    “Vamos levar adiante um plano anti-inflacionário de ajuda mútua e crescimento, de intercâmbio econômico e comercial entre os países latino- mericanos”, disse o presidente mexicano em entrevista coletiva.

    A inflação anual do México na primeira quinzena de fevereiro ficou em 7,76%, enquanto o núcleo do índice, que exclui alguns preços voláteis de alimentos e energia, atingiu 8,38% na base anual.

    No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,53% em janeiro, desacelerando depois de ter avançado 0,62% em dezembro, mostraram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acumulou em 12 meses até janeiro uma alta de 5,77%.