Para se consolidar no mercado europeu, Tesla planeja a maior fábrica de carros da Alemanha

Não são os da Volkswagen, carros elétricos da Tesla já são os que mais vendem na região

Dow Jones Newswires, do Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

A expansão da fábrica da Tesla localizada no Estado alemão de Brandemburgo pode torná-la a maior fábrica de automóveis da Alemanha. O objetivo é produzir até um milhão de carros elétricos por ano.

A fabricante aguarda a conclusão definitiva de um estudo de impacto ambiental que terá a colaboração dos cidadãos locais por meio de um aplicativo. Uma audiência pública pode ocorrer em outubro para discutir as questões levantadas.

A construção da fábrica da Tesla foi desacelerada devido a conflitos com grupos ambientalistas quanto ao potencial impacto da usina nas florestas e na vida selvagem, bem como a quantidade de água que a instalação drenaria de fontes locais.

Presença no mercado europeu

A Tesla começou a produzir seu Modelo Y - SUV totalmente elétrico - no início do ano passado. Em março, a produção havia atingido 5 mil veículos por dia.

Embora ainda ofuscada pelas grandes marcas de automóveis da Alemanha em vendas gerais, os modelos Y e 3 foram os veículos totalmente elétricos mais vendidos na Europa no primeiro trimestre.

As vendas dos modelos da Tesla ultrapassaram o ID.3 e ID.4 da Volkswagen, de acordo com o Jato Dynamics, um grupo de pesquisa do consumidor.

O mercado europeu de veículos elétricos desacelerou, mas as vendas seguem crescendo.

Durante os primeiros cinco meses deste ano, as vendas de veículos totalmente elétricos aumentaram 42,3%, para 730.137 veículos na União Europeia, Associação Europeia de Comércio Livre e Reino Unido, segundo dados da European Automobile Associação de Fabricantes.

Neste período, a Tesla vendeu 138.294 carros, aumentando sua participação nas vendas de veículos novos na região para 2,6%, deixando-a à frente de fabricantes estabelecidos, como Nissan e Volvo.

Com o crescimento da Tesla, o sindicato IG Metall da Alemanha saudou a perspectiva de empregos adicionais na fábrica da Tesla em Grünheide. No entanto, observou que a empresa demitiu cerca de 200 funcionários e trabalhadores terceirizados.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais