Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Thaméa Danelon: Medidas restritivas de combate à Covid-19 resultaram na inflação

    No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (13), a comentarista analisou a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, à CNN Internacional sobre a atual situação econômica do país

    Da CNN

    Em São Paulo

    No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (13), a comentarista Thaméa Danelon falou sobre a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, à CNN Internacional sobre a atual situação econômica do país. Segundo Guedes, comida e energia são os grandes problemas da inflação.

    “A inflação está sendo um fenômeno internacional, não está ocorrendo só no Brasil, e uma das causas não foi apenas a pandemia de Covid-19, mas as medidas restritivas econômicas adotadas pelos governos que resultaram no lockdown. Por conta disso, houve essa elevação alta dos preços”, avaliou a comentarista.

    “Com as medidas restritivas, as empresas pararam de operar e produzir, os serviços também não foram prestados e as pessoas não consumiram. E por que essas medidas resultaram na inflação? Porque com a abertura da economia, gerou-se uma demanda muito alta de produtos e serviços. Por outro lado, muitas empresas quebraram e aquelas que conseguiram passar esse período difícil diminuíram seus funcionários, então, evidentemente, que a oferta de produtos e serviços diminuiu muito. E quando a demanda está muito alta e a oferta baixa, resulta nesse aumento dos preços. Agregado a isso, temos a crise hídrica que está afetando principalmente o Brasil. Esses dois fatores geraram um aumento generalizado dos preços.”

    O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Thaméa Danelon. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

    Thaméa Danelon
    Thaméa Danelon / CNN Brasil (13.out.2021)

    As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.