Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: O governo da Receita Federal

    Lula pediu aos parlamentares que aprovem sem delongas tudo o que o governo precisa para aumentar a arrecadação de impostos

    William Waackda CNN

    São Paulo

    O presidente da República e alguns de seus principais ministros reuniram-se hoje com alguns dos principais parlamentares da base do governo no Congresso.

    Lula tinha só um recado aos parlamentares: que aprovem sem delongas tudo o que o governo precisa para aumentar a arrecadação de impostos.

    Na verdade, o recado não foi dado aos deputados, senadores, ministros. O recado foi dado a todos nós, que pagamos impostos.

    Preparem o bolso, pois o governo está dominado por uma sanha arrecadatória, cuja intensidade é proporcionalmente inversa à falta de dinheiro. O governo achava que conseguiria levantar R$ 168 bilhões extras em receitas até o ano que vem.

    Só que o ano que vem já está aí na esquina, mas não os bilhões que faltam para fechar as contas.

    O governo prefere pôr a culpa pelo buraco:

    • no Judiciário, que criou despesas,
    • e no Congresso, que está demorando para aprovar matérias que aumentem a arrecadação de impostos.

    Na verdade, o governo Lula 3 caiu numa armadilha que ele mesmo criou quando decidiu tratar das contas públicas com ênfase na receita, e não no corte de despesas.

    Qualquer um que lidou com contas sabe que o governo consegue, quando quer, controlar despesas, mas tem bem menos controle sobre receitas. A política toda hoje se resume nisso: arrecadar.