Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    De idioma à engenharia: UFRGS oferece cursos gratuitos on-line

    O material é produzido por professores e estudantes da universidade

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) oferece uma série de cursos gratuitos por meio da plataforma Lúmina. O material de cada curso foi organizado por professores, estudantes e técnicos da universidade.

    As aulas são divididas em cinco áreas:

    1. Ciências da saúde e biológicas
    2. Ciências exatas e da terra
    3. Ciências humanas e sociais
    4. Linguística, letras e artes
    5. Tecnológicas e indústria criativa

    Para participar, os interessados devem fazer um cadastro no Lúmina e escolher o curso de sua preferência. Após a inscrição, eles terão acesso ao conteúdo das aulas.

    A formação tem caráter autoformativo, isso significa que não tem a mediação de um professor.

    Veja alguns dos cursos:

    • Introdução à Engenharia Elétrica I – Leis de Kirchhoff – é uma aula aberta da disciplina Aprendizagem Autônoma I, que faz parte da primeira etapa do Curso de Engenharia Elétrica da UFRGS.
    • Educação Contra Fake News – o objetivo do curso é entender a complexidade do fenômeno das fake news, além de aprender a lidar com ele nas escolas, nas famílias e nas comunidades.
    • Introdução ao Texto Acadêmico – a proposta é apresentar a estrutura e o funcionamento do texto acadêmico para estudantes que estão ingressando no ensino superior.
    • Como produzir vídeos com celulares e tablets – é um curso básico e técnico para desenvolver habilidades de comunicação pessoal.
    • Espanhol para Leitura – o conteúdo desenvolve as habilidades de leitura em espanhol dos alunos, tanto compreensão quanto interpretação.

    Vale destacar que alguns dos cursos oferecem certificado de conclusão, o que pode servir para potencializar o currículo.

    O Lúmina é uma plataforma de cursos massivos, on-line, abertos e gratuitos, criada para disseminar conhecimentos produzidos dentro da universidade.

    OCDE: Investimento público em educação cai no Brasil de 2015 a 2021

    Tópicos