Enem 2024: veja os erros que eliminaram quase 7 mil candidatos
Portar equipamento eletrônico e deixar o local de prova com o caderno de questões antes do horário permitido estão entre os motivos de eliminação
Milhões de estudantes realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 3 e 10 de novembro. Em geral, a aplicação das provas não teve ocorrências graves nos dois dias.
Apesar disso, quase 7 mil candidatos foram eliminados do Enem 2024, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
No primeiro dia, 4.999 participantes foram desclassificados e, no segundo, mais 1.925 participantes. Veja os principais motivos para eliminação:
- Portar equipamento eletrônico;
- Deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30
minutos finais da aplicação; - Ausentar-se antes do horário permitido (15h30);
- Utilizar impressos;
- Registrar ou divulgar imagem da prova;
- Não atender orientações dos fiscais.
Além disso, o Inep também divulgou o número de ocorrências: foram 689 no primeiro dia e 1.037 no segundo dia. Essas ocorrências incluem emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
Para as pessoas que tiveram problemas logísticos na aplicação do Enem, vale conferir o edital para avaliar se podem pedir a reaplicação da prova. O período para solicitar a reaplicação vai até às 23h59 do dia 15 de novembro e a prova será nos dias 10 e 11 de dezembro.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
A CNN disponibilizou os gabaritos extraoficiais do segundo dia de provas após a aplicação do Enem. As correções são de professores da plataforma SAS Educação, em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).
Ainda é possível conferir os cadernos de provas do primeiro e segundo dia na íntegra.