Enem: saiba o que estudar (ou evitar) faltando menos de um mês
Professora recomenda estratégias para os estudantes nesta reta final
Falta menos de um mês para as provas do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Agora que resta pouco tempo e diante do grande volume de conteúdo exigido pelo exame – são 180 questões de 10 disciplinas e uma redação –, muitos alunos podem se desesperar. Será que ainda dá tempo de estudar? Qual é a melhor estratégia para os últimos dias?
À CNN, Regina Vaz, professora de química e coordenadora do Colégio Humboldt, mostrou que ainda dá para estudar e recomendou algumas estratégias para quem está se preparando para o Enem:
- É importante planejar e organizar o tempo para revisar os conteúdos, principalmente aqueles nos quais ele sente menos confiança, preparando resumos, refazendo exercícios e organizando mapas mentais.
- Em relação às matérias que você tem maior facilidade, intercale com os assuntos mais difíceis, para te ajudar a ter mais confiança e segurança na hora de fazer a prova.
- Sempre que possível, realize simulados para se adaptar ao tempo de prova e observar os temas mais relevantes.
- Reserve tempo para descansar, pois o equilíbrio entre o estudo e o descanso é fundamental.
Tecnologia pode ser aliada
Vaz ainda sugeriu que ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas para gerar simulados, buscar resumos e respostas objetivas de alguns temas. Mas destaca que os alunos devem conferir as informações.
“É fundamental que o estudante sempre confronte os conteúdos indicados por essas ferramentas com os seus materiais didáticos como livros, apostilas, seus mapas mentais e resumos de aulas para verificar as informações apresentadas pela IA”, afirmou.
O que não fazer?
Nestes últimos dias antes do Enem, a professora diz que os alunos devem evitar três pontos: a procrastinação, focar apenas nas matérias favoritas e o estudo passivo.
A procrastinação deve ser evitada para não deixar os estudos para a última hora. Ou seja, é hora de arregaçar as mangas! Só não se esqueça de reservar tempo para o descanso.
Os estudantes também não podem focar exclusivamente nas matérias favoritas, pois a prática da redação e a resolução de exercícios de outras disciplinas são essenciais neste momento. É o que pode te diferenciar dos outros candidatos.
Vaz ainda recomendou que os alunos fujam do estudo passivo, só assistindo a aulas ou lendo sobre os temas. Também é importante fazer exercícios, pois a prática faz os candidatos se habituarem com a prova.
Enem 2024
Cerca de 5 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem neste ano, segundo o MEC (Ministério da Educação), superando as últimas edições. São 9 milhões de provas impressas que serão aplicadas em 140 mil salas em todo o Brasil.
Confira o calendário do Enem 2024:
- 3 de novembro: primeiro dia de prova
- 10 de novembro: segundo dia de prova
- 20 de novembro: divulgação dos gabaritos
- 13 de janeiro de 2025: resultado do Enem