Mais de 18 milhões de alunos fazem a 1ª fase da Obmep nesta terça-feira (3)
Competição de Matemática bateu recorde em 2025 com 57.222 escolas inscritas em 5.566 municípios do Brasil

Mais de 18 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil participam, nesta terça-feira (3), da primeira fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A competição científica é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e em 2025 bateu um recorde histórico: são 57.222 escolas inscritas em 5.566 municípios, alcançando 99,93% de cobertura nacional. É o maior número já registrado desde a sua criação, em 2005.
Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento disponível no site da Obmep.
O estudante terá 2h30 minutos para resolver 20 questões objetivas do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada em 1º de agosto no site da Olimpíada. A etapa final da competição científica será realizada em 25 de outubro nos locais previamente informados pela Obmep.
Premiação e bolsa
A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze), além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para incentivar ainda mais a participação dos estudantes, a competição de Matemática premiará também os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil medalhas.
Estudantes de escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais ainda ganham o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas de aprofundamento em Matemática e uma bolsa de R$ 300 paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Neste ano, os 969 professores premiados vão ganhar, além do diploma e do livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Docentes que se destacarem na competição científica vão concorrer a viagens.
Acesso à universidade
A Obmep é uma porta de entrada para o ensino superior. O IMPA Tech (bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA) reserva 80% das vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas.
Além disso, universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) adotaram vagas olímpicas voltadas para alunos com bom desempenho nessas competições.