UFRGS 2025: provas do vestibular acontecem neste fim de semana
Vestibular próprio da UFRGS é responsável por 70% das vagas para 2025
A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) realiza neste fim de semana, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o vestibular paras as turmas de 2025. Essa é a principal forma de ingresso na universidade gaúcha, que também adere ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h30 (horário de Brasília) e serão fechados às 14h, hora em que começa a aplicação. Para consultar o local de prova e a sala é preciso acessar o Portal do Candidato. As provas têm duração de 5h30.
Para participar da prova é preciso levar algum dos seguintes documentos de identificação:
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de identidade nacional (CIN);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade;
- Passaporte;
- Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
- Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal (por exemplo, OAB).
Versões digitais destes documentos podem ser apresentados desde que diretamente nos aplicativos oficiais, menos a Carteira de Trabalho Digital.
Também é preciso levar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. Não há problemas quanto ao consumo de alimentos durante a prova, desde que não atrapalhe os demais candidatos. Também é permitido levar garrafa de água, que deverá ficar debaixo da cadeira.
Estrutura da prova
No primeiro dia são aplicadas as questões de língua portuguesa, literatura, história, geografia e matemática, enquanto no segundo dia as disciplinas abordadas serão língua estrangeira, física, química, biologia, além da redação.
São 15 questões para cada matéria, totalizando 75 no primeiro dia e 60 no segundo.
Assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), questões de língua estrangeira também são aplicadas conforme escolha do candidato no ato da inscrição, porém com mais de idiomas: alemão, francês, espanhol, inglês ou italiano.
Para a prova de literatura, a UFRGS tem como leituras obrigatórias os seguintes livros:
- Água Funda – Ruth Guimarães)
- A Falência – Júlia Lopes de Almeida
- A Terra dos Mil Povos – Kaká Werá
- Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
- Coral e Outros Poemas – Sophia de Mello Breyner Andresen
- Lisístrata – Aristófanes
- Mas Em que Mundo Tu Vive – José Falero
- Niketche: Uma História da Poligamia – Paulina Chiziane
- O Avesso da Pele – Jeferson Tenório
- Seleta de Canções – Lupicínio Rodrigues
- Um Útero é do Tamanho de um Punho – Angélica Freitas
- Várias Histórias – Machado de Assis
Quando sai o gabarito
No dia seguinte à aplicação de cada prova, às 9h, a UFRGS divulgará o gabarito oficial. Já a divulgação dos aprovados será feita no dia 16 de dezembro, ambos no site da instituição.
Políticas afirmativas
Ao todo, 70% das vagas na instituição são preenchidas pelo vestibular próprio e 30% são voltadas aos alunos que usarem a nota do Enem. As inscrições para o Sisu são abertas somente em janeiro, após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio.
O aluno pode participar de ambos os processos de seleção. Em caso de aprovação nas duas modalidades, ele precisará optar por uma delas.
Nas duas formas de ingresso, há a reserva de 50% das vagas para candidatos de escolas públicas, incluindo aí as cotas raciais, para pessoas com deficiências e quilombolas. A instituição também possui processos seletivos específicos para indígenas e refugiados.
Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país