Cinco municípios vão realizar consultas populares durante as eleições

Decisão dos eleitores será tomada no mesmo dia do primeiro turno, 6 de outubro

da Agência Brasil
Igreja de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Cidadãos da capital mineira irão avaliar a mudança da bandeira de Belo Horizonte  • Arquivo - Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte
Compartilhar matéria

Os eleitores de cinco municípios vão participar de consultas populares durante o pleito municipal de outubro deste ano. Além de votar nos candidatos de sua preferência para prefeito e vereador, a população poderá opinar sobre questões locais.

As consultas serão realizadas em:

  • Belo Horizonte,
  • São Luís,
  • Dois Lajeados (RS),
  • Governador Edison Lobão (MA),
  • e São Luiz (RR).

Na capital mineira, os eleitores vão decidir sobre a aprovação da nova bandeira da cidade. Em São Luís, a população vai opinar sobre o passe livre estudantil no transporte público.

Dois Lajeados vai decidir sobre o local de construção do centro administrativo do governo. No município de Governador Edison Lobão, a decisão será sobre a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão. Já em São Luiz (RR), a consulta será sobre a mudança do nome para São Luiz do Anauá.

Pela legislação eleitoral, a realização de consultas precisa de aprovação dos parlamentares municipais. Além disso, o pedido precisa ser encaminhado para os tribunais regionais eleitorais (TREs) no prazo de 90 dias antes do primeiro turno.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155,9 milhões de eleitores estarão aptos a eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
Agência BrasilVer original