Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2024: Testes das urnas eletrônicas terminaram hoje

    TSE disse que "nenhuma vulnerabilidade foi encontrada"

    Testes tiveram início na quarta-feira (15)
    Testes tiveram início na quarta-feira (15) Reprodução/TSE

    Maria Clara Matosda CNN*

    São Paulo

    A segunda etapa dos testes de segurança das urnas eletrônicas acabaram nesta sexta-feira (17). Os exames acontecem desde quarta-feira (15) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    “Os testes foram refeitos e nenhuma vulnerabilidade foi encontrada”, disse Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.

    A verificação é dividida em duas etapas e acontecem um ano antes das eleições e no ano eleitoral. Cinco Investigadores da Polícia Federal (PF) e quatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) testaram as máquinas.

    Como foi feito o teste?

    Para a primeira etapa do teste, todos os sistemas da urna eletrônica são abertos – o de recepção de dados e o de transmissão. Seis testes foram feitos na primeira etapa, em 2023.

    Já no teste de confirmação, dois códigos-fontes foram apresentados. Um foi o mesmo da primeira etapa e o outro foi aperfeiçoado com melhorias sugeridas.

    Os investigadores puderam observar cada linha dos códigos. A verificação é feita por meio de programas de controle do hardware chamados de firmwares. Os modelos de 2020 e 2022 da urna foram usados para os testes.