Kim Kataguiri ainda é pré-candidato a prefeito de SP? Deputado fará anúncio nesta quinta (1º)

Sem apoio oficial do União Brasil, Kataguiri fará uma coletiva para discutir “o futuro da sua candidatura"

Maria Clara Matos, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

Em meio às incertezas em torno de sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) convocou a imprensa nesta quarta-feira (1) para falar sobre o tema.

Segundo a equipe do parlamentar, será discutido “o futuro da sua candidatura à Prefeitura de São Paulo”. A coletiva acontece na sede do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo ao qual o parlamentar pertence, no bairro do Morumbi, zona oeste da capital paulista.

Apesar de Kim ter se lançado pré-candidato, o União Brasil nunca endossou seu projeto pela Prefeitura de São Paulo. O partido, inclusive, chegou a divulgar um vídeo apresentando seus pré-candidatos em capitais e não incluiu o parlamentar.

Fator Nunes

O União Brasil anunciou que, em evento no próximo sábado (3), definirá o "apoio do partido para a candidatura de prefeito". A expectativa é que seja anunciada a manutenção da aliança com o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).

Nas redes sociais, mensagens sobre o evento trazem imagens do vereador Milton Leite (União), presidente municipal do União Brasil, junto com pré-candidatos e a indicação "prefeito Ricardo Nunes".

Na semana passada, Nunes disse à CNN que o partido o apoiará durante a campanha.

O partido, contudo, não definiu oficialmente se irá lançar um candidato ou apoiar alguém.

Segundo a especialista em direito eleitoral e sócia do Demarest Advogados Angela Cignachi, a Executiva do União Brasil precisa decidir se vai lançar um candidato ou apoiar o de outro partido até o dia 15 de agosto.

A decisão, contudo, será divulgada antes pelo partido. Na convenção da legenda, em 20 de julho, ficou decidido que a executiva da legenda definirá o apoio no evento do sábado (3), com o anúncio previsto para acontecer pela tarde em uma convenção majoritária da sigla.

A CNN procurou o partido para questionar sobre a pré-candidatura de Kim, mas não obteve retorno até o momento.

Kim pode concorrer sem o apoio do União Brasil?

Sem a chancela da candidatura pelo União Brasil, o deputado Kim Kataguiri não pode concorrer às eleições.

“Como ele é filiado ao União Brasil, não haveria outra possibilidade”, diz Cignachi, que explica o fato pela proibição da candidatura avulsa no país.

"No Brasil, não é permitida candidatura avulsa (sem estar filiado a um partido político e sem ser escolhido por um partido político para ser candidato)", disse a especialista.