Globo de Ouro: com “Ainda Estou Aqui”, Brasil concorre pela 1ª vez em 20 anos
Prêmio será anunciado na noite de domingo, 5 de janeiro, com transmissão no Brasil
A indicação do filme “Ainda Estou Aqui” ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa marca o retorno do Brasil à premiação após 20 anos. A última vez em que o país foi indicado na categoria foi em 2005, com “Diários de Motocicleta”.
O título estrelado por Fernanda Torres, também indicada ao prêmio de Melhor Atriz, concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz“, “The Girl With the Needle“, “The Seed of the Sacred Fig“, “Vermiglio” e “Emilia Pérez“, o grande favorito.
A cerimônia da 82ª edição do Globo de Ouro, que serve como um termômetro para o Oscar, está marcada para este domingo, 5 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, a premiação será transmitida pelo canal TNT e pela plataforma de streaming Max, a partir das 22h.
No histórico da premiação, o Brasil já foi lembrado na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa em outras sete ocasiões: “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1978), “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981), “Abril Despedaçado” (2001), “Cidade de Deus” (2002) e “Diários de Motocicleta” (2005).
Já “Orfeu Negro” (1959) e “Central do Brasil” (1999) foram os únicos títulos brasileiros que venceram o prêmio.
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido por “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
“Ainda Estou Aqui”: como é a participação de Fernanda Montenegro?
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
Quem foi Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”