“Os Quatro da Candelária” busca devolver infância às crianças, diz diretor
Minissérie brasileira inspirada em história real chega à Netflix na quarta-feira (30)
Uma nova série baseada em uma história real chega à Netflix nesta quarta-feira (30). Dessa vez, o caso da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1993, é retratado nas telas – mas em formato de ficção. “Os Quatro de Candelária” é ambientada 36 horas antes do crime e acompanha quatro crianças, abordando a visão desses jovens sobre a tragédia.
Em entrevista à CNN, o diretor Luis Lomenha explicou o motivo da escolha do formato para contar a história e disse que a produção tem o objetivo de devolver a infância às crianças que morreram a tiros na tragédia.
“Eu tive muito contato com os sobreviventes e familiares. Eles sempre falavam que o que é produzido em termos jornalísticos e audiovisuais eram sempre sobre o nosso olhar, nossa opinião e ninguém nunca fala dos nossos filhos e entes queridos que tiveram suas vidas interrompidas”, começou.
“Eu não tenho nenhum problema que confundam [a série] com o documentário, porque se isso acontecer é sinal de que a gente teve êxito no que a gente construiu, sabe? Tem verdade na história que a gente contou. É uma ficção que transita em gêneros”, continuou.
“[‘Os Quatro de Candelária’] Não é um true crime, a gente mexe com realismo e fantasia, aventura e ação. A série tem uma estética muito pop, que pode dialogar com um público mais amplo do que o militante e ativista. Quando a gente pensou a série, a primeira coisa que a gente falou foi: ‘Não queremos pregar para convertido, o nosso objetivo é devolver a infância dessas crianças‘”, disse.
Para Marcia Faria, que assina a direção da produção ao lado de Lomenha, apesar da produção ser inspirada na Chacina da Candelária e em depoimentos de sobrevivente, ela retrata algo recorrente na realidade brasileira.
“A gente está trazendo luz para uma história que está localizada em 1993, mas que continua acontecendo. A série humaniza um pouco a estatística”, disse em entrevista à CNN.
Chacina da Candelária
Oito jovens entre 11 e 19 anos foram mortos a tiros no dia 23 de julho de 1993 em frente à igreja da Candelária. Segundo informações da Agência Brasil, dois policiais militares e um ex-policial foram condenados pelo massacre, os três com penas que superam os 200 anos de prisão. A ação teria sido uma vingança após parte do grupo ter apedrejado um carro da Polícia Militar no dia anterior.
Assista ao trailer de “Os Quatro de Candelária”
Veja também: o que chega aos streamings em novembro
- 1 de 13
Diretamente dos cinemas, "O Dublê" entra no catálogo do Prime Video no dia 3 de novembro • Divulgação/Universal Pictures
- 2 de 13
A segunda leva de episódios da 4ª temporada de "Outer Banks" chega à Netflix em 7 de novembro • Divulgação/ Netflix
- 3 de 13
"Deadpool & Wolverine" entra no catálogo do Disney+ no dia 12 • Divulgação/Marvel
-
- 4 de 13
A segunda parte da 6ª temporada de "Cobra Kai" entra no catálogo da Netflix no dia 15 de novembro • Curtis Bonds Baker/Netflix
- 5 de 13
Cinebiografia de Amy Winehouse, "Back to Black", chega ao Prime Video no dia 16 • Divulgação
- 6 de 13
"Duna: A Profecia" estreia na Max em 17 de novembro • Divulgação/Max
-
- 7 de 13
"No Ritmo de Natal" estreia no dia 20 de novembro na Netflix • Katrina Marcinowski/Netflix
- 8 de 13
Remake de "Segundas Intenções" em formato de série chega ao Prime Video no dia 21 • Divulgação/Prime Video
- 9 de 13
A terceira temporada de "A Vida Sexual das Universitárias" estreia na Max no dia 21 de novembro • Divulgação/Max
-
- 10 de 13
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, "Blitz" estreia no AppleTV+ no dia 22 de novembro • Divulgação/AppleTV+
- 11 de 13
Série brasileira "Amor da Minha Vida" chega ao Disney+ no dia 22 • Youtube/ Star Brasil
- 12 de 13
"Nosso Segredinho" chega à Netflix no dia 27 • Chuck Zlotnick/Netflix
-
- 13 de 13
Série sobre piloto brasileiro de F1, "Senna" estreia dia 29 de novembro na Netflix • Alan Roskyn Netflix