Prefeitura de São Paulo libera funcionamento de cinemas drive-in
Decreto exige que o responsável pelo evento e frequentadores sigam normas específicas de distanciamento social e protocolos sanitários

Os cinemas drive-in estão autorizados pela prefeitura a funcionar em São Paulo, como uma medida para ajudar a manter o distanciamento social no período de pandemia do novo coronavírus sem comprometer o lazer dos paulistanos.
Os drive-in são cinemas ao ar livre onde os frequentadores assistem aos filmes de dentro dos seus veículos, e a projeção acontece em uma grande tela a céu aberto. O modelo se tornou popular na década de 1960 e, em decorrência da Covid-19 e das regras de distanciamento social, voltou a chamar a atenção no Brasil e em outros países.
Leia também:
Cine Drive-in ressurge popular em tempos de pandemia e isolamento
Para que seja autorizada a instalação e funcionamento desse tipo de estabelecimento na cidade de São Paulo, a pessoa interessada deve solicitar o Alvará de Autorização para Evento Temporário, documento emitido pela Secretaria Municipal de Licenciamento que autoriza atividades temporárias geradoras de público acima de 250 pessoas.
Deve ser respeitado, por exemplo, o uso de máscara, limite de quatro passageiros por veículo, higienização completa do local entre as sessões e demarcação de 2 metros de distância mínima entre as pessoas nas áreas comuns, como sanitários e lanchonetes, entre outros. O distanciamento de 2 metros também é compulsório entre os veículos estacionados. Também não será autorizada a entrada de quaisquer outros meios de transporte ou de carros conversíveis com a capota aberta.
O lançamento da novidade em São Paulo ficará por conta do Cine Belas Artes, que em parceria com o Memorial da América Latina começará a operar seu cinema drive-in em 17 de junho. Respeitando todas as orientações da prefeitura, o espaço tem 27 filmes em sua programação, entre eles clássicos como "Laranja Mecânica" e "Pulp Fiction". A exibição a céu aberto terá capacidade para 100 carros. Por veículo, com lotação máxima de quatro pessoas, o valor do ingresso é de R$ 65.