Prefeitura de São Paulo libera funcionamento de cinemas drive-in

Decreto exige que o responsável pelo evento e frequentadores sigam normas específicas de distanciamento social e protocolos sanitários

Público assiste a "E.T." em drive-in de Cannes, na França; prefeitura de SP publicou medidas para regulamentar novidade na cidade 
Público assiste a "E.T." em drive-in de Cannes, na França; prefeitura de SP publicou medidas para regulamentar novidade na cidade  Foto: Eric Gaillard - 20.mai.2020/Reuters

Bruna Gavioli,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Os cinemas drive-in estão autorizados pela prefeitura a funcionar em São Paulo, como uma medida para ajudar a manter o distanciamento social no período de pandemia do novo coronavírus sem comprometer o lazer dos paulistanos.

Os drive-in são cinemas ao ar livre onde os frequentadores assistem aos filmes de dentro dos seus veículos, e a projeção acontece em uma grande tela a céu aberto. O modelo se tornou popular na década de 1960 e, em decorrência da Covid-19 e das regras de distanciamento social, voltou a chamar a atenção no Brasil e em outros países.

Leia também:

Cine Drive-in ressurge popular em tempos de pandemia e isolamento

Para que seja autorizada a instalação e funcionamento desse tipo de estabelecimento na cidade de São Paulo, a pessoa interessada deve solicitar o Alvará de Autorização para Evento Temporário, documento emitido pela Secretaria Municipal de Licenciamento que autoriza atividades temporárias geradoras de público acima de 250 pessoas.

Deve ser respeitado, por exemplo, o uso de máscara, limite de quatro passageiros por veículo, higienização completa do local entre as sessões e demarcação de 2 metros de distância mínima entre as pessoas nas áreas comuns, como sanitários e lanchonetes, entre outros. O distanciamento de 2 metros também é compulsório entre os veículos estacionados. Também não será autorizada a entrada de quaisquer outros meios de transporte ou de carros conversíveis com a capota aberta.

O lançamento da novidade em São Paulo ficará por conta do Cine Belas Artes, que em parceria com o Memorial da América Latina começará a operar seu cinema drive-in em 17 de junho. Respeitando todas as orientações da prefeitura, o espaço tem 27 filmes em sua programação, entre eles clássicos como “Laranja Mecânica” e “Pulp Fiction”. A exibição a céu aberto terá capacidade para 100 carros. Por veículo, com lotação máxima de quatro pessoas, o valor do ingresso é de R$ 65. 

Mais Recentes da CNN