Atlético-MG dispara e derrota do eliminado América-MG define G4 do Mineiro

Galo vence com gol de Nacho e revés americano classifica Athletic, Cruzeiro e Caldense

Campeonato Mineiro terá mais três jogos neste domingo (13)
Campeonato Mineiro terá mais três jogos neste domingo (13) Pedro Souza/Atlético

Leandro Silveiracolaboração para a CNN

Ouvir notícia

Com mais um gol decisivo no fim do segundo tempo, o Atlético-MG venceu outra vez no Campeonato Mineiro. Já classificado às semifinais, derrotou o Democrata por 1 a 0, no Estádio Mammoud Abbas, em Governador Valadares, neste sábado (12), pela décima rodada.

Nacho Fernández, aos 41 minutos da etapa final, fez o gol que deixa o time muito perto de garantir a primeira posição da fase inicial do Estadual. Já o América perdeu para o Uberlândia por 2 a 1 e foi eliminado, um resultado que garantiu Cruzeiro, Athletic e Caldense no mata-mata.

Nas três rodadas anteriores, diante de Athletic, Pouso Alegre e Cruzeiro, o Atlético só definiu a sua vitória nos acréscimos do segundo tempo. Neste sábado, o gol saiu um pouco antes, mas repetiu o roteiro de um triunfo sem muito brilho, mas que vai mantendo a equipe na ponta do Mineiro.

O Atlético, assim, chegou aos 25 pontos, com seis a mais do que Athletic e Cruzeiro, ambos com 19 e que ainda vão jogar nesta rodada, no domingo, assim como a quarta colocada Caldense, com 18 e que fecha o G4, com todos eles garantidos nas semifinais. Já o Democrata parou nos 11, perdendo pela primeira vez como mandante no Mineiro, após somar 10 pontos nos 4 jogos anteriores em casa.

Com sete desfalques, o técnico Antonio Mohamed precisou promover mudanças na escalação do Atlético. Sem Everson, com dores no tórax, deu chance a Rafael. Além disso, não teve Hulk, com coronavírus e substituído por Eduardo Sasha. E sem os dois laterais que atuam pela direita à disposição – Guga e Mariano –, improvisou Nathan Silva na posição.

Além disso, fez testes na equipe. Deixou Godín, Nacho e Savarino, que vinham sendo titulares, no banco de reservas, escalando a zaga com Réver e Igor Rabello, além de colocar Ademir e Vargas no setor ofensivo.

Com tantas mexidas e classificado antecipadamente às semifinais, o Atlético fez um primeiro tempo fraco em Governador Valadares. Sob forte calor e no esburacado gramado do Mammoud Abbas, atuou em ritmo lento e sem criatividade, a ponto de só ter acertado a meta do Democrata uma vez na etapa inicial, aos 32 minutos, em chute sem perigo de Sasha. E o time da casa também pouco fez ofensivamente. Mais preocupado em marcar, chegou a ser violento em alguns lances, a ponto de ter recebido dois cartões amarelos na etapa inicial.

Na volta para o segundo tempo, o Atlético pareceu mais interessado no jogo. Em busca da vitória, tentava avançar pelas laterais e não dava muito espaço para o Democrata contra-atacar. E esteve perto de marcar aos 17 minutos, quando após boa troca de passes, Sasha finalizou da entrada da área e acertou a trave.

Como o gol não saía, Antonio Mohamed foi realizando alterações. E deu certo. Aos 41 minutos, Dylan Borrero, que havia iniciado o duelo entre os reservas, roubou a bola dentro da área. Ela sobrou livre para Nacho Fernández, outro suplente neste sábado. E ele chutou forte de esquerda para colocar o Atlético em vantagem.

No fim, outro reserva roubou a cena, mas de modo desagradável. Fábio Gomes trocou tapas com Rafael Caldeira, com a arbitragem expulsando ambos nos acréscimos do segundo tempo do triunfo atleticano por 1 a 0. Agora, um empate na rodada final ou mesmo tropeços de Cruzeiro e Athletic neste domingo garantem a ponta da primeira fase do Estadual ao time.

Uberlândia respira, elimina América e classifica 3

No Parque do Sabiá, o América perdeu por 2 a 1 para o Uberlândia e está fora das semifinais do Campeonato Mineiro pela primeira vez desde 2015. O time parou nos 14 pontos, em quinto lugar, sem chance de entrar no G4. O resultado também classificou Athletic, Cruzeiro e Caldense às semifinais. E tirou o Uberlândia da zona de rebaixamento – subiu para o nono lugar, com 9 pontos.

Com o foco no duelo de volta da terceira fase preliminar da Copa Libertadores com o equatoriano Barcelona, terça-feira, fora de casa, o América atuou apenas com os reservas. E sofreu no primeiro tempo.

Pouco ameaçou o Uberlândia, que criou as principais chances, abrindo o placar aos 24 minutos. Depois de cobrança de falta, desvio na barreira e disputa pelo alto, a bola sobrou para Lucas Coelho, que cortou a marcação dentro da área e finalizou para as redes.

A etapa final foi mais movimentada. O América voltou do intervalo com três alterações, pressionou o Uberlândia, mas sofreu um duro golpe aos 14 minutos, quando Kellyton cobrou falta de longe e Airton falhou, deixando sua equipe em desvantagem de 2 a 0.

Na retomada do jogo, aos 15, Índio Ramírez diminuiu, em chute de fora da área, contando com desvio na marcação. Mas ficou nisso, com o time da casa até sendo mais perigoso no restante do segundo tempo. Assim, respirou na luta contra o rebaixamento, enquanto o América deu adeus ao Estadual.

Artilheiro dá alívio ao Tombense

Também neste sábado, o Tombense praticamente dissipou o risco de rebaixamento ao vencer a URT por 2 a 0, em casa. E graças ao seu artilheiro, Ciel, que marcou os gols da partida. O primeiro saiu aos 31 minutos da etapa inicial e foi de cabeça, após cruzamento de Everton. Depois, aos 16 do segundo tempo, converteu cobrança de pênalti.

Ciel marcou 5 dos 8 gols do Tombense no Campeonato Mineiro e agora também é um dos artilheiros do torneio: os outros são Rafhael Lucas (Athletic), João Diogo (Caldense), Edu (Cruzeiro) e Hulk (Atlético).

Os seus gols trouxeram alívio para o Tombense, que só havia somado um ponto nas cinco partidas anteriores. Mas agora está com 11, em oitavo lugar. Já a URT foi ultrapassada pelo Uberlândia e entrou na zona de rebaixamento, com 7 pontos, em 11º lugar e só à frente do Pouso Alegre, com 6.

Agenda

O Campeonato Mineiro terá mais três jogos pela décima rodada neste domingo: Caldense x Athletic (11h), Villa Nova x Patrocinense (16h) e Cruzeiro x Pouso Alegre (17h30).

Mais Recentes da CNN