Barcelona assina acordo extrajudicial com Neymar e encerra processos

Clube divulgou que três ações trabalhistas e uma cível foram encerradas 'de forma amigável', mas não anunciou valores

Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo
Neymar durante partida do PSG contra Istanbul Basaksehir pela Liga dos Campeões
Neymar durante partida do PSG contra o Istanbul Basaksehir pela Liga dos Campeões  • Foto: Charles Platiau - 09.dez.2020 / Reuters
Compartilhar matéria

O Barcelona anunciou nesta segunda-feira (26) que assinou um acordo extrajudicial com o jogador Neymar Jr., que defendeu o clube entre 2013 e 2017, para encerrar processos pendentes entre as partes.

"Foi assinado um acordo entre o Clube e o jogador para encerrar as ações judiciais pendentes entre as duas partes: três ações trabalhistas e uma cível", declarou o Barcelona em nota, acrescentando que o fechamento dos processos foi feito de "forma amigável".

O clube não divulgou valores do referido acordo. Neymar, por outro lado, ainda não se posicionou sobre o anúncio.

As ações foram movidas após Neymar afirmar que bônus salariais deixaram de ser pagos a ele antes de sua transferência ao Paris Saint-German, que custou 222 milhões de euros. Neymar processou o clube catalão em 46,3 milhões de euros. 

No entanto, a Justiça espanhola decidiu que o brasileiro deveria devolver cerca de 6 milhões de euros (ou 40 milhões de reais) ao Barcelona por quebra de contrato. 

A mudança de Neymar do Santos para o Barcelona também foi cercada de problemas legais, o que levou a Alta Corte da Espanha a iniciar uma investigação de fraude e corrupção do jogador, que negou qualquer irregularidade, por causa do valor de sua transferência.

A investigação também levou o então presidente do time, Sandro Rosell, que mediou o negócio, a renunciar em 2014.

*Com informações de Richard Martin, da Reuters 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais