Brasil vence a Sérvia e assume a liderança do grupo no vôlei feminino

Jogo marcou a estreia de Roberta como titular, após lesão de Macris. Levantadora foi um dos destaques na vitória por 3 sets a 1

Seleção feminina do Brasil conseguiu grande vitória contra a Sérvia, assumindo a liderança do grupo A
Seleção feminina do Brasil conseguiu grande vitória contra a Sérvia, assumindo a liderança do grupo A Foto: AP Photo/Manu Fernandez

Douglas Vieira, colaboração para CNN

Ouvir notícia

 O jogo era contra a Sérvia, líder do grupo A e atual campeã mundial. A partida marcaria também a estreia de Roberta como levantadora titular, após a lesão de Macris, que segue fora do time, em tratamento. Era o duelo mais difícil, mas a seleção brasileira de vôlei fez uma grande partida, venceu por 3 sets a 1 (25/20, 25/16, 23/25 e 25/19) e assumiu a liderança da chave.

Diante do tamanho do jogo, o Brasil venceu de maneira consistente e mostrou que o elenco tem opções variadas para decidir. Fernanda Garay, ponteira que tem sido um dos grandes nomes da equipe nos Jogos de Tóquio, foi novamente destaque com 17 pontos, mas dessa vez não foi a maior pontuadora, posto que ficou para Tandara, com 19. E Roberta fez partida impecável, distribuindo muito bem o jogo e pontuando em bolas de segunda.

Até aqui, o time comandado por José Roberto Guimarães venceu as suas quatro partidas na competição. Os triunfos foram construídos diante Coréia do Sul (3 sets a 0), República Dominicana ( 3 sets a 2) e Japão (3 sets a 0). O último deles veio com essa surra para cima da Sérvia.

Os primeiros momentos de Brasil e Sérvia indicavam que seria complicado, com Tjana Boskovic, grande nome sérvio na competilção, recebendo a maioria das bolas. Mas as brasileiras conseguiram se impor e fecharam a parcial com confortáveis cinco pontos de vantagem.

A partida da equipe treinada por Zé Roberto Guimarães estava quase impecável, jogando muito bem na defesa, facilitada pela atuação no bloqueio, que chegava em quase todas as bolas. Essa estabilidade defensiva propiciou grande eficiência nos contra-ataques.

A segunda parcial seguiu no mesmo ritmo, com a diferença que a Sérvia errou um pouco menos. Por outro lado, o Brasil jogou ainda melhor. A líbero Camila Brait não deixava a bola cair do lado brasileiro e Garay e Gabi estiveram impecáveis. Um set que deu muita moral.

Após abrir 2 sets a 0, a Sérvia voltou melhor e dificultou. Não teve placar confortável, com as duas equipes trocando pontos até a parcial marcar 22 a 22. Aí as sérvias emendaram uma sequência de três pontos e sobreviveu na partida. 

A vitória da Sérvia no terceiro set, porém, não desestabilizou o Brasil, que fechou a partida em um quarto set repleto de rallys e trocas na liderança. Mas após o 16 a 16, o Brasil emendou uma sequência grande de pontos. 

O Brasil assume a liderança e se coloca cada vez mais entre as principais candidatas ao pódio no vôlei feminino.

 

Mais Recentes da CNN