Clubes brasileiros se reapresentam para 2022; confira as principais mudanças

Parte dos principais clubes do país se apresentou nesta segunda-feira (10)

Raphael Coraccini, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

Nesta segunda-feira (10), os elencos de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Inter se reapresentaram para a temporada de 2022. Na semana passada, Palmeiras, Vasco, Botafogo e Cruzeiro já haviam se apresentado.

No domingo (9), foi a vez do Santos. O Atlético-MG ainda marcou a representação apenas para o dia 17 de janeiro.

Entre as novidades dos clubes para 2022, um dos que mais têm apresentado movimentações nos bastidores é o Palmeiras. O campeão da Libertadores liberou o volante Felipe Mello, o atacante Willian Bigode e o goleiro Jailson, figuras que foram importantes durante os anos de glória.

O alviverde trouxe para seu elenco o meia colombiano Eduard Atuesta, que estava no Los Angeles FC, o centroavante Rafael Navarro, que foi destaque em 2021 pelo Botafogo, e o veterano goleiro Marcelo Lomba, que jogou a última temporada pelo Internacional.

O Atlético Mineiro, campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, já anunciou a contratação do meia-atacante Ademir, que defendeu o rival América na última temporada e marcou 13 gols no Brasileirão.

No ataque, o Galo liberou o centroavante Diego Costa, que ainda está sem clube, e trouxe para seu lugar Fábio Gomes, ex-jogador do NY Red Bulls dos Estados Unidos.

Em 2022, o Atlético Mineiro não contará também com o técnico Cuca, que pediu dispensa alegando problemas familiares. O novo técnico ainda não foi definido.

Palmeiras e Atlético garantiram vagas na Libertadores deste ano por causa dos títulos.

O Flamengo, que também jogará o torneio, deve contar com poucas mudanças para o começo de 2022. A principal delas até agora é a chegada do técnico português Paulo Sousa, que liderava a seleção polonesa.

O rival Fluminense, que disputará a competição continental neste ano, é o time que mais tem se movimentado para a temporada que se inicia.

O tricolor carioca trouxe dois campeões recentes do torneio: Felipe Mello e Willian Bigode, além do meia Nathan, que estava no Atlético Mineiro, e o atacante argentino Gérman Cano, que teve destaque no Vasco.

A equipe será liderada por Abel Braga.

O Corinthians, outro a disputar a competição em 2022, anunciou ainda no fim do ano passado o retorno do volante Paulinho, que foi campeão do mundo pelo clube em 2012 e estava no Al-Ahli da Arábia Saudita.

O Athletico, campeão da última edição da Sul-Americana e credenciado para a Libertadores de 2022, renovou o empréstimo do meia Jean Pyerre, que pertence ao Grêmio.

Fora do torneio continental, São Paulo e Inter estão se movimentando.

A equipe do São Paulo terá dois reforços importantes para 2022: o meia Patrick, que estava no Internacional, e o atacante Nikão, um dos principais nomes do Athletico-PR nas campanhas vitoriosas dos últimos anos.

Em Porto Alegre, o Internacional já anunciou seu comandante para este ano: técnico uruguaio Alexander Medina, que estava no Talleres, da Argentina. O time gaúcho apresentou também seu novo camisa 9, o centroavante Wesley Moraes, brasileiro que foi emprestado pelo Aston Villa da Inglaterra.

O Santos, que também ficou de fora da Libertadores, e o Botafogo, que voltou à Série A, não apresentaram reforços de destaque por enquanto.

Segunda divisão

A Série B do Campeonato Brasileiro deste ano contará com um trio de peso, assim como em 2021. Cruzeiro e Vasco perderam a companhia do Botafogo, que subiu, e terão agora a concorrência do Grêmio.

O Cruzeiro, que foi adquirido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, dispensou o goleiro Fábio, que chegou perto de atingir mil jogos pela Raposa. Ele vai embora do clube após término de contrato tendo entrado em campo 976 vezes com a camisa do Cruzeiro.

O técnico Vanderlei Luxemburgo também foi dispensado e não comandará o clube em 2022. A tarefa ficará a cargo de Paulo Pezzolano, treinador uruguaio de 38 anos. Ele fez seu trabalho mais recente como treinador do Pachuca, do México.

No Grêmio, o meia argentino Benítez, que jogou a última temporada pelo São Paulo, foi apresentado. O São Paulo também cedeu ao tricolor gaúcho o lateral-direito Orejuela e o zagueiro Bruno Alves.

O latera-direito Vanderson, um dos poucos destaques do Grêmio em 2021, foi vendido ao Monaco, da França.

O Vasco, que será comandado por Zé Ricardo em 2022, que voltou do Catar, vai ter no comando do ataque em 2022 Raniel, que chega emprestado pelo Santos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais