Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    “Antis”: Corinthians é o alvo da rivalidade entre clubes de São Paulo

    Enquanto isso, o Palmeiras já é o segundo mais citado como maior rival de flamenguistas, atrás apenas do Vasco, na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

    SP - CORINTHIANS-SANTO ANDRE - ESPORTES - Partida entre Corinthians x Santos Andre, valido pela segunda rodada do Campeonato Paulista, realizado na Neo Quimica Arena, Zona Leste de Sao Paulo, na noite deste sabado(04). 04/03/2023 - Foto: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
    SP - CORINTHIANS-SANTO ANDRE - ESPORTES - Partida entre Corinthians x Santos Andre, valido pela segunda rodada do Campeonato Paulista, realizado na Neo Quimica Arena, Zona Leste de Sao Paulo, na noite deste sabado(04). 04/03/2023 - Foto: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO Eduardo Carmim/ Agência Estado

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Único estado que tem quatro integrantes no Top 10 de maiores torcidas do Brasil, São Paulo conta com os dois clubes, Corinthians e Palmeiras, mais citados como o maior rival do time favorito de cada torcedor entrevistado, com 16% cada.

    Mas a análise do cenário apenas em nível estadual, que é possível com “O Maior Raio-X do Torcedor”, evidencia uma diferença no sentimento desta rivalidade.

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra como o Corinthians é alvo de rivalidade dentro do estado e a clara nacionalização do Palmeiras, que só é o maior rival para os próprios corinthianos.

    Maiores rivais de times paulistas

    • Corinthians: Palmeiras, 63%
    • Palmeiras: Corinthians, 70%
    • São Paulo: Corinthians, 69%
    • Santos: Corinthians, 59%

    Quando questionados sobre o maior rival do seu time, 63% dos corinthianos apontaram o Palmeiras, com 70% dos palmeirenses respondendo ser o Corinthians.

    O clube do Parque São Jorge foi citado também por 69% dos são-paulinos e 59% dos santistas, o que faz do Timão o maior “alvo” paulista.

    Palmeiras como segundo maior rival do Flamengo

    O Palmeiras, por exemplo, já é o segundo maior rival do Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil. Um em cada cinco flamenguistas considera o alviverde como o maior rival.

    “A trajetória recente de grandes títulos do Palmeiras, muitos deles tendo o Flamengo como um dos adversários diretos, influencia nessa situação, com certeza. Os dois clubes disputaram finais recentes e isso está na memória do flamenguista”, analisa Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, que foi responsável pelo trabalho.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.