Fórmula 1 confirma saída de prova do calendário; saiba qual é
GP da Holanda permanecerá sendo disputada até 2026
O GP da Holanda sairá do calendário a partir de 2027, anunciou a Fórmula 1 nesta quarta-feira (4). Uma extensão de um ano foi acertada para 2026, com a corrida em Zandvoort a ser realizada no formato sprint pela primeira vez.
A corrida à beira-mar em um circuito “antigo” se tornou uma festa barulhenta com ingressos esgotados pelos holandeses fãs do agora tetracampeão consecutivo, Max Verstappen.
O piloto da Red Bull terminou no segundo neste ano ao ser superado por Lando Norris, da McLaren. Foi a primeira vez desde que a corrida voltou ao calendário em 2021, após uma ausência de 36 anos, que o holandês não venceu em casa.
“Estou extremamente grato pelo trabalho que a equipe fez no GP da Holanda nos últimos anos”, falou o presidente-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, que disse que a corrida elevou o nível de espetáculo e entretenimento na Europa.
“Todas as partes colaboraram positivamente para encontrar uma solução para estender a corrida, com muitas opções, incluindo eventos alternados ou anuais, e respeitamos a decisão do promotor de terminar sua incrível corrida em 2026.”
O diretor do GP da Holanda, Robert van Overdijk, disse que a corrida foi um grande sucesso.
“Somos uma empresa privada e operada por particulares e precisamos equilibrar as oportunidades apresentadas pela continuação da realização do evento com outros riscos e responsabilidades”, acrescentou.
“Decidimos terminar em grande estilo com mais dois grandes prêmios holandeses incríveis em 2025 e 2026. Queríamos dar esse passo enquanto nosso evento é adorado e apoiado por fãs apaixonados, moradores e pela comunidade da Fórmula 1.”
O calendário já atingiu o recorde de 24 corridas, e Domenicali falou sobre algumas corridas europeias se alternando para permitir a entrada de outras. A Fórmula 1 está interessada em incluir uma rodada africana enquanto a Alemanha e a França estão ausentes no momento.
O GP da Espanha; em Barcelona; o GP da Bélgica; em Spa-Francorchamps; e o GP da Emilia-Romagna; em Ímola, na Itália; são todos vistos como candidatos para rotação a partir de 2026. A atual temporada da Fórmula 1 termina em Abu Dhabi no próximo domingo (8).