
Victor Wembanyama é liberado para retornar às quadras após trombose
Estrela do San Antonio Spurs recebeu autorização médica após se recuperar de coágulo sanguíneo no ombro direito que o afastou da temporada 2024-25

A sensação do San Antonio Spurs, Victor Wembanyama, afirma que foi liberado para retornar às quadras após se recuperar de um coágulo sanguíneo no ombro direito.
O jogador de 21 anos, que foi selecionado como primeira escolha geral no draft da NBA de 2023 e é amplamente considerado uma das perspectivas mais empolgantes do basquete em uma geração, foi forçado a encerrar sua temporada 2024-25 precocemente após o diagnóstico de trombose venosa profunda.
Wembanyama passou por cirurgia para tratar o problema em março, mas sua ausência o impediu de ser nomeado Jogador Defensivo do Ano, prêmio do qual era o favorito absoluto.

"Estou oficialmente liberado para jogar novamente", disse Wembanyama ao veículo francês L"Equipe. "É muito recente, recebi a autorização da equipe médica dos Spurs há apenas algumas horas (sexta-feira). Ufa, finalmente vou poder jogar um pouco de basquete novamente!"
"Minha lesão foi uma aventura, claro, mas o pior já passou. Estou muito melhor hoje, tanto física quanto mentalmente. Estou exatamente dentro do cronograma que havia sido planejado para minha recuperação, e bem à frente do esperado quando se observa o histórico de jogadores da NBA que tiveram esse tipo de problema."
"Pode-se dizer agora que essa trombose está oficialmente superada. Não deve acontecer novamente."
Wembanyama admitiu que sua "cabeça estava girando" quando recebeu a notícia pela primeira vez, pois nunca havia ficado tanto tempo sem jogar basquete em sua vida.
Apesar de ter sido liberado para retornar, "Wemby" admite que ainda tem muito trabalho pela frente antes de estar pronto para jogar.
"Agora, preciso continuar com um trabalho específico no meu ombro e, acima de tudo, retomar meus hábitos no basquete", disse ele. "Não jogo 5 contra 5 há cinco meses. Se eu tivesse que jogar uma partida amanhã, seria arriscado."
"Há muitos reflexos que preciso redescobrir, tanto conscientes quanto ligados à memória muscular. O primeiro pensamento que vem à mente é: "Fui traído pelo meu corpo, ele me abandonou." Mas essa não é, de forma alguma, a visão correta a se ter."
O Novato do Ano unânime da temporada 2023-24, Wembanyama terminou a última temporada com 176 tocos, liderando a liga – 28 à frente do segundo colocado – mesmo com sua campanha terminando precocemente.
Wembanyama provavelmente será novamente o grande favorito para vencer o prêmio de Jogador Defensivo do Ano na próxima temporada.