
Brasileirão: clubes comemoram acordo para transmissão dos jogos no exterior
Blocos que buscam criar nova Liga assinaram acordo até 2027; Flamengo não participa do negócio

Em negociação conjunta entre os clubes da Libra e Liga Forte União, os vinte clubes da Série A, exceto o Flamengo, anunciaram a venda dos direitos de transmissão internacionais para a 1190 Sports, empresa que será responsável por negociar com emissoras estrangeiras para transmitir a competição mundo afora.
O clube carioca optou por ficar de fora da negociação, mas terá seus jogos como visitante exibidos para o exterior. O contrato é válido por três temporadas.
Nos bastidores, a negociação em conjunto dos blocos econômicos de clubes é mais um passo para unir as partes. Os presidentes dos clubes entendem que a vendas dos direitos para o exterior seria um passo importante para o fortalecimento da competição.
''A transmissão das partidas para o exterior é fundamental para potencializar o desenvolvimento das marcas dos clubes. É um ecossistema ajuda aos clubes em diferentes formatos, aumenta o poder de negociação com possíveis patrocinadores, aumenta os ativos dos atletas e pode colaborar para o engajamentos de novos nichos nas redes sociais", comenta Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude.
Presidente do Santos, Marcelo Teixeira ressalta a importância da exposição, mas também aponta para os benefícios dessa negociação conjunta entre os grupos.
“Este é um movimento extremamente relevante, tanto pelo fortalecimento da marca e da presença internacional do Santos, quanto por representar o primeiro passo concreto na união entre a Libra e a Liga Forte União (LFU). Acreditamos que essa aproximação é fundamental para a futura consolidação de uma liga unificada no futebol brasileiro, sempre com o devido respeito aos contratos vigentes, que têm validade até 2029. Iniciativas como esta já refletem o diálogo em curso entre os clubes que integram as duas ligas atualmente”, afirma o mandatário do Santos.
Atualmente, a Série A já conta com uma parceria com a Fanatiz, que faz a transmissão dos jogos para mais 130 países. A 1190 Sports, agência que assinou este novo vínculo, já foi responsável pela comercialização dos direitos internacionais até o fim de 2023.