Vasco vence Fluminense no Brasileiro com polêmica de arbitragem
Vegetti e Victor Luis marcaram os gols da vitória cruzmaltina por 2 a 0 no Nilton Santos
O Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0 neste sábado (10) em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Estádio Nilton Santos, Pablo Vegetti e Victor Luis marcaram os gols da vitória Cruzmaltina.
O primeiro gol do Vasco, porém, teve polêmica de arbitragem. Depois do escanteio, a bola sobrou para Vegetti, que mandou para a rede. Mas os jogadores do Fluminense reclamaram de toque na mão de Léo Pelé e do próprio Vegetti. O árbitro Anderson Daronco entendeu, mesmo após revisão na cabine do VAR, que não foi intencional. A demora para a confirmação do gol resultou em 10 minutos de acréscimo na primeira etapa.
A vitória foi importante para o Vasco. Apesar de seguir na 11ª posição, a equipe de Rafael Paiva chegou aos 27 pontos, seis a mais do que o primeiro time da zona de rebaixamento, que é o Corinthians. O Timão empatou com o Red Bull Bragantino também neste sábado (10) e chegou aos 21 pontos. Resultado que também foi ruim para o Fluminense. Com a derrota e o empate do Corinthians, o Tricolor estacionou nos 20 pontos e caiu para a 18ª posição.
O jogo
O Vasco começou o jogo com mais posse de bola, mas sem conseguir transformar o domínio do volume de jogo em chances de gol. Payet arriscou de longe sem perigo aos seis minutos. O Fluminense também não conseguia ser objetivo no início do primeiro tempo.
Se as jogadas não funcionavam, a bola parada, sim. Aos 22 minutos, Payet cobrou escanteio, a bola bateu em Léo Pelé e Vegetti aproveitou a sobra para mandar para o gol e abrir o placar para o Vasco. Jogadores do Fluminense reclamaram de toque de mão do zagueiro do Vasco e, depois de mais de três minutos, Daronco foi à cabine do VAR revisar o lance. Depois da revisão, o árbitro confirmou o gol para o Cruzmaltino.
Depois do gol, o Vasco continuou dominando o meio de campo, enquanto o Fluminense tinha dificuldade de sair jogando. Apesar disso, o Cruzmaltino não conseguiu criar chances claras de gol, assim como o Fluminense, resultando em um fim do primeiro tempo foi morno.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com mais posse de bola e querendo propor mais o jogo e finalizando mais do que o Vasco.
Apesar do momento melhor do Fluminense, quem chegou ao gol novamente foi o Vasco. Aos 19 minutos, João Victor roubou a bola e cruzou para Vegetti, que finalizou de primeira. Fábio fez ótima defesa, mas no rebote, Victor Luis ampliou de cabeça. Fábio tentou salvar de novo, mas a bola já tinha entrado.
Fim da boa sequência do Flu
Apesar da eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Juventude, o Fluminense vinha em um bom momento no Brasileirão. O Tricolor estava há cinco jogos sem perder, tendo vencido os quatro últimos.
A equipe não contou com seu ídolo e capitão Thiago Silva, que foi poupado pela comissão técnica. Antes do jogo, o técnico Mano Menezes disse que o gramado sintético do Nilton Santos também foi levado em consideração na hora de decidir.
Próximos jogos
O Vasco volta a campo só no próximo domingo (18), quando enfrenta o Criciúma pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Fluminense vira a chave para a Copa Libertadores. O Tricolor carioca enfrenta o Grêmio, na terça-feira (13), pelo jogo de ida das oitavas de final da competição. O Grêmio é o mandante da partida, que será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.