Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CBF cita Dia da Consciência Negra e lança relatório sobre aumento de racismo

    CBF e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol vão lançar relatório que aponta aumento de casos de racismo no futebol brasileiro

    CBF lançará relatório sobre casos de racismo no futebol brasileiro em 2022.
    CBF lançará relatório sobre casos de racismo no futebol brasileiro em 2022. Junior Souza/CBF

    Jairo Nascimentoda CNN

    São Paulo

    Ouvir notícia

    A CBF fez uma publicação oficial sobre o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira(20). O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues afirmou que a data serve para “reflexão e esperança”. Nesta terça (21), será lançado um relatório que aponta aumento de 50% em casos de racismo no futebol brasileiro.

    “É um dia de reflexão e também de lembrar todos aqueles que ao longo da história lutaram pelos direitos e pela igualdade dos negros na sociedade”, diz a nota da Confederação Brasileira de Futebol.

    Ednaldo Rodrigues é o primeiro presidente negro da CBF. “É um dia para reverenciar a ancestralidade e reverencio meus antepassados, que me ajudaram a ser quem sou”, comentou. Em comunicado, ele ainda afirmou que a Confederação criou mecanismos para “defender e proteger” contra o racismo e que tais atos não “deveriam mais fazer parte do universo do futebol”.

    Relatório da Discriminação Racial no Futebol

    A CBF vai lançar, nesta terça-feira (21), o Relatório da Discriminação Racial no Futebol 2022 em parceiria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O lançamento contará com a participação de Marcelo Carvalho, diretor do Observatório, antes do jogo entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias, no Maracanã.

    Segundo o documento, houve o crescimento no número de denúncias de racismo no futebol brasileiro, que saltaram 64, em 2021, para 90. O mesmo aconteceu com o número de casos de racismo, que apontou alta de 50%, com 233 casos registrados.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Mais Recentes da CNN