CNN Esportes

Athletico-PR vira com dois gols nos acréscimos e mantém tabu de 23 anos contra o Coritiba

Virada épica no clássico veio aos 52 minutos do segundo tempo, com gol do atacante Canobbio

Luccas Oliveira, da CNN, Redação, da Itatiaia
Pablo marcou um dos gols do Athletico-PR na Arena da Baixada
Pablo marcou um dos gols do Athletico-PR na Arena da Baixada  • CARLOS PEREYRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O Coritiba esteve muito perto de quebrar um tabu de 23 anos sem ganhar do rival Athletico-PR na Arena da Baixada pelo Campeonato Brasileiro, mas sofreu uma das derrotas mais sofridas da história recente do clássico.

Pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Coxa vinha vencendo o Furacão até os 45 minutos do segundo tempo, quando Willian Bigode empatou a partida em Curitiba.

O resultado, que já parecia improvável, ganhou contornos épicos quando Canobbio recebeu um presente de Erick aos 52 minutos e completou para o gol. Final, 3 a 2 para os donos da casa.

Marcelino Moreno abriu o placar para o Coritiba no primeiro tempo, mas Pablo empatou logo na volta para a etapa final. Em uma escapada de contra-ataque, Robson voltou a botar o alviverde em vantagem fora de casa, até Bigode empatar e Canobbio virar.

Com o resultado, o Athletico vai a nove pontos e fica em 9º lugar na tabela. Já o Coritiba segue na zona de rebaixamento, em 19º, com apenas dois pontos.

O jogo

A primeira grande oportunidade do jogo saiu com 3 minutos de bola rolando, em jogada do Athletico-PR. Christian tentou uma finalização colocada e carimbou a trave. Os visitantes responderam aos 19 minutos, quando abriram o placar em uma jogada pela esquerda de Marcelino Moreno. Dentro da área, o meia aproveitou um rebote, levou para o meio e bateu rasteiro. Com muita gente na frente, o goleiro Bento não conseguiu defender, 1 a 0 para o Coritiba.

Depois de marcar, o Coxa se fechou na defesa e, com uma linha de cinco defensores, ofereceu muita resistência ao ataque do Athletico-PR. Os donos da casa passaram a dominar a posse de bola, porém não conseguiram criar chances claras para marcar e a partida foi para o intervalo com vantagem dos visitantes no placar.

Segundo tempo

O segundo tempo começou melhor para o Athletico-PR. Aos 3 minutos, os donos da casa avançaram pela esquerda com Fernando, que cruzou rasteiro na primeira trave. Pablo estava ligado no lance e se jogou para desviar para o fundo das redes. A proposta defensiva passou a punir o Coritiba, que se viu pressionado pelo Furacão.

O Athletico-PR passou muito perto de virar o jogo aos 11 minutos. Pablo arriscou de fora da área e Gabriel Vasconcelos caiu para defender. Ainda no chão, o goleiro conseguiu impedir o gol de Erick no rebote. Aos 20, o Coritiba voltou a ficar à frente. O Furacão errou na saída de bola. Zé Roberto recuperou e tocou para Robson finalizar. O atacante bateu de primeira, no canto inferior direito, e marcou o segundo do Coxa.

A vitória do Coritiba estava muito próxima, mas, aos 45 minutos, Willian acabou com a festa dos seus rivais. Vitor Roque desviou após cobrança de lateral e o atacante apareceu para soltar uma bomba para o gol. Ainda deu tempo do Athletico-PR virar.

A defesa do Coxa bobeou, Erick ganhou a dividida contra Henrique e saiu na cara do gol. O atacante tocou para a chegada de Canobbio, que bateu para o gol vazio aos 52 minutos.

Athletico-PR 3x2 Coritiba

Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Fernadinho, Erick e Christian (Canobbio); Terans (Vitor Bueno), Vitor Roque e Pablo (Willian). Técnico: Paulo Turra

Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Marcos Vinícius, Bruno Viana, Henrique, Chancellor e Jamerson (Victor Luis); Liziero (Matheus Bianqui), Bruno Gomes e Marcelino Moreno (Kaio César); Zé Roberto (Rodrigo Pinho) e Robson (Boschilia). Técnico: Antônio Carlos Zago

Gols: Pablo, aos 3' do 2T, Willian, aos 45' do 2T, e Canobio, aos 52' do 2T (Athletico-PR); Marcelino Moreno, aos 19' do 1T, e Robson, aos 20' do 2T (Coritiba)

Cartões amarelos: Fernando e Fernandinho (Athletico-PR); Bruno Gomes, Marcos Vinícius e Marcelino Moreno (Coritiba)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Data: 14 de maio de 2023, domingo

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)

Assistentes: Alex Eng Ribeiro (SP-Fifa) e Evandro de Melo Lima (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-Fifa)

Este conteúdo ainda não está disponível. Volte em breve para ver a tabela completa
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais