
Reforço do Flamengo, Saúl Ñíguez virou vegano após drama na carreira
Jogador espanhol de 30 anos teve uma séria lesão em 2015, quando defendia o Atlético de Madrid
Nova contratação do Flamengo para a sequência da temporada, o espanhol Saúl Ñíguez é adepto do veganismo após passar por um drama na carreira.
Em 2015, quando defendia o Atlético de Madrid em duelo com Bayer Leverkusen pela Champions League, Saúl Ñíguez sofreu um traumatismo no rim após uma pancada nas costas.
O meia espanhol passou dois meses fora dos gramados e chegou a cogitar a retirada de um rim.
"Me disseram que meu rim estava destruído. Foi o pior. Estava encostado na maca e vi o meu pai chorando. Foram tempos difíceis. O problema foi quando tiramos o cateter, o meu rim não funcionou corretamente. Me deram opções: jogar um mês e parar outro mês. Não quis, voltei a colocar o cateter porque queria jogar", declarou o atleta ao "The Guardian" em 2017.
"Doutor, retire (o rim). Tenho outro. Estava cansado de tudo. Estaria um mês fora, mas voltaria perfeitamente. O médico me recomendou outras coisas, mas eu não queria", completou Saúl, que acabou não retirando o órgão após ouvir palavras de Germán Burgos, então auxiliar do Atlético de Madrid.
"O doutor falou que está pensando em tirar um rim? Tem 22 anos, do que está falando? Saúl, pensa na sua vida e no futuro. O que acontece se tem um problema com o outro (rim)?", teria questionado o ex-goleiro argentino.
Veganismo na vida de Saúl Ñíguez
Por conta do período difícil após a lesão no rim, Saúl Ñíguez repensou muita coisa sobre seu estilo de vida, como revelou em 2020, em entrevista ao "Euronews Living".
"O nutricionista recomendou que o melhor para o meu rim era ser vegetariano. Meu rim esquerdo estava trabalhando demais para processar proteínas", disse Saúl.
"O veganismo é mais um estilo de vida do que uma escolha alimentar. A verdade é que não tem sido difícil para mim, porque fiz isso de forma lenta, sempre sob a supervisão de um nutricionista", completou o agora jogador do Flamengo.
Na época, Saúl Ñíguez reconheceu que sua mudança de hábito quebrou o preconceito de que atleta não pode ter uma vida baseada em vegetais.
"É uma crença. No entanto, é um erro. Quando você é vegano, a única vitamina que falta, que é muito importante e obrigatória, é a B12. As pessoas que falam sobre essas questões são desinformadas. Meus companheiros estão surpresos; é algo novo para eles. A verdade é que muitos deles seguem minha dieta porque ela chama a atenção deles, e então comem minha comida".