CNN Esportes

Sampaoli pode engrossar lista de técnicos estrangeiros campeões nacionais

Argentino comanda o Flamengo na decisão da Copa do Brasil, neste domingo (24), diante do São Paulo

Matheus Dantas, da Itatiaia, Rio de Janeiro
Jorge Sampaoli comandando treino do Flamengo
Jorge Sampaoli comandando treino do Flamengo  • Marcelo Cortes/CRF
Compartilhar matéria

A situação é difícil e a pressão é grande, mas Jorge Sampaoli mantém a "ilusão", como dizem os argentinos, em realizar o sonho de ser campeão pelo Flamengo. Em tradução livre, "ilusión" traduz-se como "expectativa ou esperança".

Neste domingo (24), o técnico estará na área técnica do Morumbi, diante do São Paulo, e pode entrar para a lista de técnicos estrangeiros campeões nacionais no Brasil. O cenário na decisão não é bom, com o Rubro-Negro em desvantagem.

Até hoje, três estrangeiros conquistaram um título nacional. O primeiro foi em 1959, quando o argentino Carlos Volante comandou o Bahia no jogo extra da final da Taça Brasil, contra o Santos.

O Tricolor de Salvador superou o Peixe, de Pelé, Coutinho e companhia, e faturou o título nacional.

60 anos se passaram até o segundo estrangeiro comandar um time campeão brasileiro. Em 2019, Jorge Jesus dirigiu o Flamengo que fez história com a melhor campanha da história da Série A em pontos corridos. No ano seguinte, o português também celebrou a conquista da Supercopa do Brasil.

Na mesma temporada, um compatriota de Jorge Jesus começou a escrever sua história no Palmeiras. Entre os vários troféus já levantados pelo treinador Abel Ferreira no comando do Verdão, estão os da Copa do Brasil de 2020, o do Campeonato Brasileiro de 2022 e o da Supercopa do Brasil de 2023.

Em 2022, outro argentino levantou uma taça nacional no futebol brasileiro. Foi o Turco Mohamed, que estava no comando do Atlético-MG na disputa da Supercopa do Brasil daquela temporada. O Galo superou o Flamengo na decisão disputada em jogo único, nos pênaltis, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ItatiaiaVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais