Tite se despede da seleção com nova eliminação nas quartas da Copa do Mundo

Apesar dos bons números, técnico viu equipe ser eliminada do Mundial nas edições de 2018 e 2022, para Bélgica e Croácia

Gabriel Ferneda, da CNN, em São Paulo
Tite em treino da Seleção Brasileira na CT em Doha  • Lucas Figueiredo/CBF
Compartilhar matéria

A Seleção Brasileira deu adeus a Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira (9), após derrota nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2, depois de um empate de 1 a 1 no tempo normal.

A eliminação encerra um ciclo na seleção, que começou em 2016, quando Adenor Bachi (Tite) assumiu o comando técnico do time, substituindo Dunga.

Apesar dos bons números (81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas, 174 gols marcados e 30 gols sofridos) e do título da Copa América em 2019, o técnico acabou sendo eliminado nas quartas de final nas duas Copas do Mundo que disputou, em 2018 e 2022.

Em 2018, jogando na Kazan Arena, o Brasil perdeu para a Bélgica por 2 a 1. Na época, a equipe saiu perdendo por 2 a 0, com um gol contra de Fernandinho e um gol de Kevin De Bruyne. Renato Augusto fez o gol do Brasil.

O filme brasileiro se repetiu em 2022 contra os croatas. Com status de favorito, o Brasil demorou em abrir o placar, mas conseguiu no final do primeiro tempo da prorrogação, com Neymar.

Quando a classificação parecia se encaminhar, a Croácia empatou com Bruno Petkovic em jogada de contra-ataque. Nos pênaltis, os croatas avançaram, com Rodrygo e Marquinhos desperdiçando as cobranças brasileiras.

A expectativa agora fica para quem será o escolhido como novo técnico da seleção, já pensando no ciclo para a Copa do Mundo de 2026, que será compartilhada por México, Estados Unidos e Canadá.

[cnn-campeonato-tabela campeonato_id='807' title='Copa do Mundo 2022']

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais