Torcedoras se dizem mais seguras com consumo reduzido de álcool na Copa do Mundo
Venda de bebidas alcoólicas no Catar é altamente restrita devido às tradições do país
Muitos torcedores ficaram revoltados com a ideia da Copa do Mundo acontecer em um país conservador como o Catar, onde a venda de álcool é altamente restrita, mas para algumas torcedoras isso levou a uma experiência mais segura no torneio.
“Estava à espera de um lugar muito perigoso para as mulheres. Não pensei que estaria segura aqui de vir para cá, não tem sido o caso, como uma torcedora itinerante posso dizer que me senti muito segura”, disse a torcedora da Inglaterra Ellie Molloson à Reuters.
Molloson, que é embaixadora de uma campanha para combater o sexismo no futebol chamada HerGameToo, disse que seu pai estava tão preocupado que a acompanhou ao Catar para garantir que ela estaria segura, mas descobriu que sua companhia não era necessária.
A jovem de 19 anos disse que a falta de álcool contribuiu para um clima menos hostil nos jogos da Copa do Mundo, mas, em sua opinião, o principal fator é cultural.
“Acho que na verdade é devido a uma sociedade socialmente mais conservadora. Acho que o álcool contribui um pouco mais para a hostilidade, em vez de coisas como vaias, assobios e assédio sexual”, explicou ela.
A torcedora argentina Ariana Gold, de 21 anos, disse à Reuters que estava nervosa antes de viajar para o Oriente Médio, pois não sabia o que esperar.
“É muito bom para as mulheres, gosto muito de futebol e quando estive no meu país pensei que talvez esta [Catar] seja uma área apenas para homens, e talvez seja desconfortável para as mulheres, mas não, estou muito confortável e é muito bom aqui”, disse ela.
O álcool está disponível em alguns bares e hotéis do Catar, mas há uma evidente falta do tipo de consumo normalmente visto no maior torneio de futebol do mundo.
Acompanhe as notícias sobre a Copa do Mundo na CNN e não perca nenhum lance!
Conheça todos os estádios da Copa do Catar
- 1 de 8
O estádio Al Bayt vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro; ele foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar. • Divulgação
- 2 de 8
O estádio Khalifa International é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial, e foi reformado para o torneio. • Divulgação
- 3 de 8
O estádio Education City fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades. • Divulgação
-
- 4 de 8
O estádio 974 é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após a Copa. • Divulgação
- 5 de 8
O estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes. • Divulgação
- 6 de 8
O estádio Al Janoub foi inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho. • Divulgação
-
- 7 de 8
O estádio Ahmad bin Ali servirá como sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club após a Copa. • Divulgação
- 8 de 8
O estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo; seu design foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. • Divulgação