Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após sediar Olimpíadas, GP do Japão de Fórmula 1 é cancelado devido à pandemia

    Apenas dez dias após fim dos Jogos Olímpicos, prova prevista para 10 de outubro foi retirada do calendário em razão das 'complexidades em curso' no país

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

    Apenas dez dias depois do encerramento das Olimpíadas de 2020 – e 6 dias antes do início dos  Jogos Paralímpicos –, o Japão perdeu nesta quarta-feira (18) outro evento esportivo importante: o Grande Prêmio de Fórmula 1, previsto para o dia 10 de outubro.

    O cancelamento da prova no Circuito de Suzuka pelo segundo ano seguindo foi anunciado pela organização da principal categoria do automobilismo, que citou as “complexidades em curso” relacionadas à pandemia de Covid-19 no país.

    Na prática, a quarentena de 14 dias exigida pelas autoridades japonesas para os viajantes estrangeiros tornou inviável a realização da corrida, já que uma semana antes, em 3 de outubro, pilotos e equipes devem disputar o Grande Prêmio da Turquia.

    “Após discussões constantes com o promotor e as autoridades japonesas, o governo japonês decidiu cancelar a corrida nesta temporada devido às complexidades em curso da pandemia no país”, informou a F1, em nota.

    “A Fórmula 1 está trabalhando em um calendário revisado e anunciará os detalhes finais nas próximas semanas. A F1 provou este ano, e em 2020, que pode se adaptar e encontrar soluções para as incertezas em curso e está entusiasmada com o nível de interesse em locais para sediar eventos neste ano e depois.”

    Além do cancelamento da prova no Japão, a pandemia de Covid-19 forçou a F1 a mudar a data do Grande Prêmio da Turquia – de 13 de junho para 3 de outubro –, o que resultou na adição de uma segunda corrida na Áustria.

    O Grande Prêmio da Austrália também foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido aos controles de fronteira do país. A prova estava marcada para os dias 18 a 21 de novembro no Circuito de Albert Park, em Melbourne.

    GP do Japão de F1 foi cancelado pelo segundo ano devido à pandemia de Covid-19
    GP do Japão de F1 foi cancelado pelo segundo ano devido à pandemia de Covid-19
    Foto: Dan Istitene – 13.out.2019/Getty Images